InUp Assessoria Contábil

A modernização e a transformação digital trouxeram novas mudanças para o mercado, junto a novas profissões. E hoje, é impossível não conhecer um influenciador digital, visto que o mercado ganha cada vez mais profissionais deste tipo. 

Se você investe, ou pensa em investir na carreira digital, ter a orientação de um profissional para auxiliar na sua gestão financeira é essencial. 

Neste artigo, vamos te mostrar a importância de uma contabilidade assertiva — e também digital! — para influenciadores digitais e responder as principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Contabilidade para influenciadores digitais: o que é?

Para muitos, lidar com a burocracia e outros pontos relacionados à gestão financeira pode ser uma tarefa nada simples. Afinal, estamos falando de lidar com entradas e saídas, impostos a serem pagos, emissão de notas fiscais etc. 

Mesmo sendo uma tarefa desestimulante para alguns, esta não deixa de ser uma obrigação para os influenciadores. 

Por isso uma contabilidade se faz necessária: a contabilidade para influenciadores digitais auxilia no planejamento tributário, na análise de oportunidades de investimento, na gestão das receitas e das despesas, além de dar todo o suporte que os profissionais precisam para manter a carreira em alta, do ponto de vista financeiro e fiscal.

É melhor ser um influenciador digital autônomo ou PJ?

Para quem está começando, esse é, sem dúvida, um dos maiores dilemas. Explicamos esse tópico melhor em nosso artigo: “O que é melhor: ser autônomo ou ter uma empresa?”

Mas em linhas gerais, ambos os lados exigem obrigações: o profissional autônomo, por exemplo, segue as atividades como pessoa física. Dessa maneira, a partir do momento em que a renda ultrapassa os R$ 1.903,98 mensais, é necessário dar início ao preenchimento do carnê-leão.

É por meio deste que a Receita Federal recolhe os devidos impostos. Esses valores, por sua vez, envolvem até 20% do INSS e 27,5% da renda total gerada. Por conta disso, pode causar alguns prejuízos na receita do profissional e deve ser bem calculado, a fim de melhorar o controle financeiro.

Ao começar um negócio e transferir as responsabilidades da carreira para um CNPJ, as obrigações variam conforme as atividades desempenhadas, a natureza jurídica e o regime tributário.

Contudo, é possível ter uma maior previsibilidade dos impostos, que costumam levar uma menor porcentagem da renda, a depender do faturamento da pessoa jurídica. Por esse motivo, pode ser uma melhor ideia para os profissionais que já contam com uma carreira mais consolidada no ramo da influência digital.

Qual regime tributário eu devo escolher? 

Como um influenciador digital, você deve levar alguns fatores em consideração e uma contabilidade especializada poderá te ajudar a escolher:

MEI: Para os empreendedores individuais, o MEI te dá direito a abertura de um CNPJ, a contribuição mensal é baixa e te permite contratar até 1 funcionário, além de poder também emitir notas fiscais.

Simples nacional: Neste modelo de tributação, as empresas podem faturar até 4,8 milhões de reais anuais, e pagam todos seus impostos em uma única guia. As alíquotas ficam entre 6% e 19,5%.
Lucro Real: Este modelo é para quem possui um faturamento anual acima de 78 milhões de reais. Quem possui menores faturamentos também pode optar por este modelo.

Conclusão

À medida que o mundo digital continua a se expandir, as oportunidades e desafios financeiros também crescem. 

Um influenciador digital que busca o sucesso a longo prazo deve reconhecer o valor da contabilidade. Isso não apenas garante que cumpram suas obrigações fiscais e regulatórias, mas também oferece insights valiosos sobre suas finanças, auxiliando na tomada de decisões inteligentes e no crescimento sustentável de sua marca pessoal. 

Se deseja saber mais sobre o assunto, ou se interessa em saber mais sobre abertura de CNPJ,  faça o download do nosso ebook sobre abertura de empresas aqui

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