A Sustentabilidade Corporativa é uma estratégia de gestão que soma o modelo de negócios de uma empresa à responsabilidade socioambiental.
Atualmente, mais e mais empresas buscam inovar em seus respectivos modelos de negócio a partir de valores e princípios que dialogam com a causa ambiental.
Se a sua visão de sustentabilidade continua centrada em protestos e ações pontuais, saiba que hoje a sustentabilidade também é modernidade. Continue lendo este artigo para saber mais, boa leitura!
O que é sustentabilidade corporativa?
Entendemos como sustentável algo ou alguém que atenda às necessidades da geração presente, sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras.
Assim, ao falar de sustentabilidade corporativa, queremos falar da transformação estratégica de uma empresa. De modo que seus processos e cultura adotem melhores práticas ambientais.
Essa também é uma oportunidade de inovação para a sua empresa: ao reformular processos e a dinâmica interna com base nos valores ambientais, você consegue vantagens a longo prazo para os seus clientes, funcionários e sociedade.
Quais são os pilares da sustentabilidade corporativa?
Ambiental, social e econômico. A partir desses três pilares propostos por John Elkington (um dos precursores da responsabilidade social e ambiental para organizações), as empresas conseguem promover ações que relacionam políticas sociais, ambientais e econômicas.
É interessante pensarmos nesses pilares como as pernas de um tripé, o “Tripé da Sustentabilidade”. Uma representação desse conceito em uma metáfora: pois se qualquer um desses pilares forem desprezados, o tripé não se sustenta em pé.
Dessa forma, seja em ações pontuais de responsabilidade ambiental ou nos processos cotidianos, a empresa em questão deve pensar no Planeta (pilar ambiental), nas Pessoas (pilar social) e no Lucro (pilar econômico).
Saiba a importância desse conceito para a sua empresa
Muitas são as empresas que se preocupam com as suas comunidades, e decorrente disso, buscam contribuir dentro do parâmetro ESG, sigla que significa e representa os três pilares mencionados acima.
Segundo um estudo de 2021 realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de nove a cada dez das 500 empresas pesquisadas aderiram às práticas de gestão de resíduos e do consumo consciente de água e energia.
Portanto, além de várias empresas se esforçarem para adotar as práticas sustentáveis internamente, também são vários os investidores que procuram por empresas com classificações ESG.
Porém, fique atento: o desenvolvimento sustentável não é um trabalho individual. Este é um trabalho colaborativo, pois tais pautas (sustentabilidade, mudança climática e pobreza) são grandes e exigem ações dos cidadãos e organizações.
Por isso, busque por parceiros e fornecedores em suas práticas cotidianas e ações pontuais de responsabilidade socioambientais, para aprender e apoiar outras práticas ambientais, sociais e econômicas.
Você também vai gostar: Ecossistema Empreendedor: como gerar resultados a partir do relacionamento empresarial
Conheça as vantagens de implementar a sustentabilidade corporativa na sua empresa
Tornar a sua empresa um ambiente sustentável e referência no assunto em seu ecossistema pode ser um desafio, mas não é impossível.
Ressaltamos que os benefícios para a sua empresa serão colhidos a longo prazo, porém o impacto será tanto para as próximas gerações quanto no presente, sobretudo para as empresas que apoiam essa causa.
1. Agrega valor de marca
Com a cultura interna estrutura, as ações de marketing e publicidade serão divulgadas positivamente. Uma forma de ganhar o público e ganhar mais força na competitividade do mercado.
2. Relacionamento
Já falamos que esse é um trabalho que não deve ser solitário: ao procurar fornecedores e apoiadores em suas ações, você estará construindo uma rede de contatos sólida e com propósito.
3. Clima organizacional
Outra vantagem da sustentabilidade corporativa é seu impacto na cultura organizacional da sua organização.
A integração entre os colaboradores contribui para aumentar o orgulho e o nível de satisfação deles. Aquele sentimento de “vestir a camisa do time”, sabe?!
4. Minimiza custos e aumenta a produtividade
Com o aumento do engajamento e difusão dos valores, uma organização com esse tipo de ambiente tem um alto nível de produtividade.
Quanto a redução de custos, essa é uma consequência vantajosa da adoção de práticas sustentáveis como o combate ao desperdício de água, energia e materiais de escritório.
Responsabilidade social: como fazemos aqui na InUP
Além de prezarmos pela redução de desperdícios a partir da digitalização e inovação, procuramos de tempos em tempos realizar ações que impactem a sociedade.
Em nossa mais recente ação, levamos nosso time à Reserva Santuário ABAN, onde compensamos três toneladas de CO2 (carbono) por meio do plantio de mudas para a restauração da vegetação florestal da Mata Atlântica.
Outra ação que fazemos com mais frequência também é “Projetos Inspiradores” em que convidamos institutos locais da região da Zona da Mata.
Gostou do conteúdo?
Esperamos que sim! E, para encerrarmos: sustentabilidade corporativa é consciência e maturidade.
Se você tem interesse em saber mais sobre contabilidade e empreendedorismo para a sua empresa, entre em contato conosco pelo WhatsApp.