O que é GPTW
O Great Place to Work é uma corporação idealizada há mais de 30 anos pelo jornalista Robert Levering. Hoje, está presente em 97 países e funciona como uma consultoria global. Seu objetivo é apoiar organizações a obterem melhores resultados pessoais por meio de uma cultura saudável e inovadora no ambiente de trabalho.
Já o Selo GPTW é um certificado que empresas podem receber se forem classificadas como um bom lugar para trabalhar (em teste respondido por seus colaboradores). O selo não só é importante para a reputação das corporações, como também traz uma série de benefícios para a empresa, que explicaremos abaixo.
Com os resultados do selo GPTW, é criado também um ranking com as melhores empresas para se trabalhar, podendo ser visualizada por região, segmento ou de maneira geral.
Importância e benefícios
Possuir o selo GPTW é desejado por tantas empresas por um motivo: Sua importância é indiscutível. Para empresas de qualquer porte, do menor ao maior, o selo traz consigo alguns benefícios:
Recrutamento de grandes talentos
A certificação é um grande atrativo para talentos em busca de emprego. Ser uma empresa certificada é comunicar que seus colaboradores estão de acordo com a cultura do ambiente e que estão satisfeitos com sua experiência trabalhando ali.
Melhoria da imagem da empresa
O selo GPTW reforça a imagem de uma empresa ética e responsável, o que pode resultar em parcerias comerciais mais fortes e em um maior engajamento da comunidade.
Feedback e pontos de melhoria
O selo só é conquistado através do sucesso na pesquisa Trust Index (explicado abaixo), que também oferece um diagnóstico do clima organizacional. Assim, a empresa que realiza o teste, mesmo que não conquiste o selo, recebe um feedback sobre seu ambiente de trabalho. Assim, pode se desenvolver em seus pontos de melhoria para se tornar uma empresa cada vez melhor para se trabalhar.
Maior engajamento dos Colaboradores
Com um ambiente de trabalho reconhecido, os colaboradores se sentem mais conectados aos objetivos da empresa, pois enxergam que seus esforços contribuem para o sucesso de uma organização que também investe neles. Esse engajamento se traduz em maior disposição para colaborar em iniciativas que promovam o crescimento da empresa.
O processo de certificação
O processo de certificação do Great Place to Work possui poucas fases, e é modificado para diferentes tipos de organizações. O processo não é pago, porém a aplicação do teste requer uma taxa que varia de acordo com a quantidade de colaboradores de cada empresa, havendo quatro planos diferentes.
Nesta Jornada, as empresas aplicam uma pesquisa Trust Index™ com seus colaboradores. Essa pesquisa faz um diagnóstico do clima organizacional, considerando 5 diferentes dimensões (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem).
A pesquisa é composta por 63 frases objetivas sobre seu ambiente de trabalho. O processo de resposta é individual, sigiloso e anônimo, e o colaborador deve escolher sua resposta em uma escala entre “nunca é verdade” e “sempre é verdade”. A nota final da pesquisa de clima é calculada a partir da média de todas as 63 afirmativas.
Além das objetivas, há também duas perguntas abertas:
- O que torna a sua empresa um excelente lugar para trabalhar?;
- O que pode ser melhorado na sua empresa?
Essas não entram no resultado final para conquista do selo, mas são essenciais para compreender e analisar os pontos fortes e de melhoria dentro da empresa.
Realizada a pesquisa, é a hora do resultado. Nem todas as empresas receberão o selo, uma vez que precisam alcançar o mínimo dos critérios exigidos:
- Contar com a amostra mínima de funcionários respondentes (que varia de acordo com o tamanho da empresa)
- Ter avaliação favorável de 7 a cada 10 funcionários (mínimo de 70% no nível de satisfação)
É importante reiterar que o selo não é comercializado, e sim conquistado através do processo descrito acima. Mas como garantir que sua empresa é um bom lugar para trabalhar?
5 Ações para se tornar GPTW
Ofereça benefícios
Oferecer benefícios para seus colaboradores pode ajudá-los a ver valor para além do salário oferecido. Esses benefícios não precisam ser diretamente associados com um valor alto, podendo vir em forma de:
- Desconto em academias
- Auxílio psicológico
Cultura de Feedbacks
Promover uma cultura de feedbacks cria uma comunicação clara e aberta entre os gestores e os colaboradores. Assim, garantindo que estejam em sintonia sobre os resultados não só do colaborador como também da empresa.
Promova Integrações
Ao promover integrações, é possível unir equipes e construir um senso de comunidade. Isso, por sua vez, aumenta a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, dando-os mais um motivo para ir trabalhar todos os dias: a companhia de seus colegas.
Reconhecimento e Valorização
Criar programas de reconhecimento e premiações que celebram as conquistas e o desempenho dos colaboradores reforçam o valor do trabalho de cada indivíduo, mostrando que a empresa aprecia sua participação.
Preze pela qualidade de vida
É importante reconhecer que o trabalho não é tudo, e que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é necessário para manter colaboradores satisfeitos. Práticas como horários flexíveis, modelo híbrido, programas de saúde mental, e ambientes de trabalho saudáveis, são comuns em empresas GPTW.
Esses são alguns pontos que ajudaram a InUp alcançar o certificado de Great Place to Work, e que podem fazer a diferença na sua empresa. Quer mais dicas de empreendedorismo e inovação? Siga a InUp nas redes sociais para ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho.