O Simples Nacional favorece empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões. Além disso, permite o recolhimento de todos os tributos federais, estaduais e municipais em apenas uma guia.
Com isso, facilita o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias do contribuinte. Contamos mais detalhes sobre o Simples Nacional aqui.
Benefícios do Simples Nacional
O Simples possui diversas vantagens para os empreendedores, tais como:
- diminuição dos encargos em relação a outros regimes tributários, como, por exemplo, lucro real ou lucro presumido,
- as empresas optantes pelo Simples também possuem vantagens em licitações públicas, como, por exemplo, critério de desempate. Primordialmente, a contratação prioriza microempresas e empresas de pequeno porte,
- outro benefício importante é a diminuição com encargos de funcionários, pois ele possibilita uma liberação da folha de pagamento. Assim, acaba sendo mais barato manter funcionários regularizados. Esse motivo é relacionado com a falta de obrigação em pagar uma taxa de 20% referente ao ISS patronal.
- a maioria das empresas optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas da entrega da apresentação da Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF) e de outros demonstrativos e declarações específicos.
- há também a possibilidade da empresa formar Sociedade de Propósito Específico (SPE). Com isso, ela pode participar de Consórcios Simples para vender ou comprar serviços e produtos,
- além de facilitar o pagamento dos tributos por incluir vários impostos (IRPJ, CSLL, Confins, PIS/Pasep, CPP e ISS) em apenas uma guia.
Se interessou pelo Simples Nacional?
São muitos os benefícios desse regime para uma microempresa ou pequena empresas. Além de quantidade, são vantagens importantes que fazem a diferença na hora do pagamento dos tributos.
Quer saber se sua empresa pode optar pelo Simples Nacional e como funciona o encargo? A In Up Soluções Contábeis pode te ajudar com essa dúvida!