Essa é uma pergunta muito comum que os empreendedores e futuros empreendedores costumam fazer. “Que tipo de empreendedor eu sou?”. Mas por que isso é importante? Porque tem tudo a ver com o rumo que o seu negócio irá tomar. São as características da pessoa física e suas aspirações, atuando sobre o negócio e estabelecendo a base de conhecimento que vai dar sentido ao propósito à organização.
Uma pesquisa do SEBRAE nacional identificou nove tipos de empreendedores, a partir de características comuns entre eles, sendo que tais características não seguem o empreendedor pela vida toda, porém é um conjunto de parâmetros para que você se compare com o seu atual momento e estabeleça onde melhor se encaixa.
Então, trouxemos, esses nove tipos para que você consiga analisar em qual deles você se encaixa melhor:
1. O informal
Este tipo de empreendedor ganha dinheiro porque precisa sobreviver, apesar de ter pouca visão de longo prazo e querer atender a necessidade imediata, aos poucos vai crescendo e se desenvolvendo.
O empreendedor deste perfil trabalha para garantir o suficiente para viver e tem um risco relativamente baixo, porém, ainda não conseguiu dar a virada e pensar nos próximos passos que o levarão ao crescimento.
2. O cooperado
Este tipo costuma empreender ligado às cooperativas, como artesãos, por exemplo.
Para ele, o trabalho em equipe é fundamental! Sua meta é crescer até poder se desligar e se tornar independente. Ele empreende de maneira intuitiva e, geralmente, dispõe de poucos recursos. Por outro lado, também possui um baixo risco.
3. O individual
Este é o empreendedor informal que se formalizou e começou a estruturar de fato um negócio. Por mais que esteja formalizado, ele ainda não tem noção do seu potencial de crescimento.
Este perfil ainda está muito ligado à necessidade de sobrevivência e, geralmente, trabalha sozinho ou apenas com mais um funcionário.
4. O franqueado
Muitos desconsideram o franqueado como disruptivo, mas a iniciativa de comandar o negócio, torná-lo lucrativo rapidamente deve ser levada em conta e é um grande desafio.
Geralmente, procuram uma renda mensal média e o retorno do investimento certo.
5. O social
O empreendedor social é altruísta e o que move esse empreendedor é fazer algo bom pelo mundo aliado ao retorno financeiro.
Este perfil tem crescido muito com as startups e entre os jovens que, ainda na faculdade, têm aberto o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue.
Para este perfil, a cooperação e o engajamento são primordiais e, se o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, nada melhor do que compartilhar com todo mundo.
6. O corporativo
É o clássico intraempreendedor, ou seja, o empregado que empreende novos projetos na empresa que trabalha.
O grande desafio das empresas hoje é aumentar a quantidade de pessoas com esse perfil nos seus quadros de funcionários, pois seu principal objetivo é crescer na carreira e se tornar independente tanto financeiramente quanto tecnicamente.
7. O público
O empreendedor público é uma variação do corporativo em posições de autarquias e órgãos governamentais.
Existem muitos funcionários públicos preocupados em utilizar melhor recursos e inovar nos serviços básicos. Sua motivação está ligada ao fato de conseguir provar que seu trabalho é nobre e tem valor para a sociedade.
8. O do conhecimento
Este tipo de empreendedor usa um profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar. Esse conhecimento pode ter sido adquirido na universidade ou ser nato, o que é bastante comum.
Eles tornam o conhecimento um ativo para capitalizar, empreender e fazer acontecer. Para eles, a realização profissional e reconhecimento são muito importantes.
9. O do negócio próprio
Este é o mais comum e costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande, é aquele que mais se aproxima do visionário e, normalmente, é confundido como sinônimo de empreendedor. Também é o único tipo que possui subdivisões: o empreendedor nato, o serial e o “normal”.
O empreendedor nato costuma ser tido como genial, com trajetória de negócio exemplar, que ninguém sabe como, mas, quando você virou de lado ele já tem um milhão de dólares, a partir de um negócio de garagem.
Já o serial é aquele que cria negócios em sequência, ele não é apaixonado pela empresa em si, mas pelo ato de empreender.
Por fim, o “normal” é o empreendedor que planeja para minimizar os riscos e segue o plano estabelecido.
Enxergou-se em mais de um perfil? Bem provável.
No fundo, todos procuram satisfação pessoal, autonomia financeira e querem deixar um legado. Os modelos apresentados não são estáticos e mudam com a evolução das pessoas e dos cenários.
O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre os processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre esse tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento ao cliente da InUP!
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