O impacto na Medicina nesses dois últimos anos de afastamento social é visível: todos os consultórios notaram a redução nos pacientes presenciais no período, e alguns seguem percebendo essa nova situação.
Aquela sala de espera lotada ainda está voltando aos poucos, mas a agenda de muitos profissionais nunca esteve com tanta procura. Muitos desses, que estão atendendo um grande volume de pacientes, partiram para a telemedicina.
Considerando as doenças contagiosas, como é a Covid-19, além da proteção para o profissional permitiu a segurança para que não houvesse mais disseminação do vírus.
Mas o que o médico precisa para poder atuar com este tipo de tecnologia? Se parte dos compromissos migrou para o digital, como a contabilidade que pode ser feita por contador online, nada mais certo do que migrar também etapas do modelo de atendimento. E uma das primeiras providências para que isso possa acontecer é mesmo a assinatura digital.
Como funciona a assinatura digital para médicos?
Quando você inicia o processo para abrir empresa, é possível que seu escritório de contabilidade já indique que seja providenciado o certificado que permite a validação online dos documentos, é interessante que a assinatura seja sempre no formato ICP Brasil, que traz mais segurança.
É este mesmo tipo de certificado que funciona para garantir que sua assinatura em um receituário eletrônico não seja falsificada: não se trata apenas de uma assinatura que alguém escaneou, mas de um modelo tecnológico que permite a verificação de que o responsável pela assinatura foi que emitiu essa validação em determinado documento.
Os documentos legais da Medicina tem cunho social relevante, e a legislação outorga ao profissional uma responsabilidade grande na emissão desses registros.
Tanto receitas, que autorizam os pacientes a adquirir medicamentos controlados, quanto atestados médicos são válidos perante a Justiça, e por isso mesmo exigem que o profissional os utilize com segurança. E é esse tipo de questão que deu origem às assinaturas digitais, viabilizando a emissão dos papéis mesmo à distância.
Quais as vantagens da assinatura digital?
A principal vantagem da assinatura digital para médicos é validar documentos à distância, como receitas, atestados ou mesmo papéis contábeis e fiscais da empresa. Também são vantagens a segurança do processo e a economia aliada à ecologia na redução do uso de papéis.
Confira todas as vantagens que elencamos para o uso de assinaturas digitais para médicos:
1.Medicina à distância
Conforme já comentamos, o profissional pode emitir documentos médicos à distância e portanto consegue realizar determinados tipos de atendimento sem a presença dos pacientes em consultório. Isso implica também na mobilidade do próprio médico: como já é conhecido no caso dos nômades digitais, que trabalham de onde quiserem, os profissionais podem atuar em outras localidades utilizando esta estratégia.
E como valor agregado desse processo, a gestão de documentos também fica facilitada, uma vez que os processos contábeis da empresa médica e outros atributos de gestão passam a poder ser realizados de qualquer lugar, exigindo menos tempo de consultório.
2.Segurança
Em um ambiente cada dia mais digital, outra vantagem a ser considerada é a segurança. Pode parecer impossível, mas a assinatura digital pode ser mais resistente a fraudes do que uma assinatura em papel. Isso porque a tecnologia por trás desta certificação é robusta, testada no mundo todo, e validada por agentes de tecnologia que estão um passo à frente dos fraudadores.
Os receituários eletrônicos são validados pelo Conselho Federal de Medicina, e portanto constantemente modernizados e adequados para que a assinatura digital de médicos seja um componente de tranquilidade para os profissionais.
Diferente da assinatura formal, a digital tem o respaldo de protocolos tecnológicos com os quais muita gente está envolvida, e portanto permite que o profissional tenha um respaldo diferente do encontrado no receituário convencional.
3.Economia e Ecologia
Também é um ganho para as empresas e para o meio ambiente a economia no uso de papel: se antes era elegante manter o receituário com logomarca própria em papel especial, hoje é bem visto ter condições de utilizar a tecnologia para deixar de lado o uso desse recurso.
A migração dos processos para o ambiente digital garante que nossos ambientes de trabalho tenham menos acúmulo de materiais, garantindo maior higiene e menor necessidade de manutenção.
É por isso mesmo que diversos setores das empresas não precisam mais de armazenamento, mudando completamente a dinâmica dos negócios.
O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre os processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre esse tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento ao cliente da InUP!
#VamosJuntos
