InUp Assessoria Contábil

Definir o preço de um produto ou serviço é essencial para manter a prosperidade do seu negócio, mas será que você está precificando de forma correta? 

A precificação é um processo que possui várias variáveis e para começar a entender cada uma delas, primeiro deve-se entender a diferença entre preço e valor. Preço é a quantia paga pelo cliente, a quantidade de dinheiro, enquanto o valor possui uma relação subjetiva, já que é a importância que o produto ou serviço tem para o cliente.

O segundo passo, é entender e diferenciar custos fixos, custos variáveis, despesas fixas e despesas variáveis:

  • Despesas fixas (DF) são gastos administrativos para manter a empresa, como por exemplo:  aluguel, salários, contas de água, luz e telefone etc.
  • Despesas variáveis (DV) são gastos que oscilam de acordo com a produção e as vendas, por exemplo: impostos, frete, comissão etc.
  •  Custos Fixos (CF) são gastos que estão diretamente ligados a produção de um produto ou no fornecimento de um serviço e que não sofrem alteração em relação o aumento ou diminuição da produção ou prestação de serviço. Um exemplo seria o salário de pessoas da produção ou daquele pessoal que lhe presta o serviço 
  • Custos variáveis (CV)  são valores ligados à produção ou prestação de serviço que varia de acordo com o volume da produção ou prestação de serviço, como por exemplo matéria prima.

Entendido alguns termos, agora sim é possível entender a fórmula básica do preço.

 PREÇO = CUSTOS + DESPESAS + LUCRO

Desta fórmula, entendemos o que se trata o custo e a despesa, mas e o lucro? Como chegar no lucro desejado? 

Para definirmos o valor a ser atribuído ao lucro, precisaremos da margem de contribuição (MC), que é o lucro bruto de um produto/serviço, após subtrairmos do seu preço os custos e despesas variáveis e do resultado precisaremos quitar os custos e despesas fixas. Com a margem de contribuição, é possível entender a margem de lucro, que vai ser o Lucro líquido (LL) da equação LL=MC-CF-DF. Muitos confundem a margem de contribuição com o Markup, este último é a porcentagem aplicada para se chegar no lucro desejado, que também é uma variável que pode ajudar a chegar no preço ideal, atendendo as expectativas considerando os custos e despesas. 

Assim sendo, segue algumas dicas para aplicar o que foi passado anteriormente:

  • vale salientar, que quando se trata de comércio ou industrialização, é importante considerar a unidade no momento de precificar;
  • entenda todos seus custos e despesas, principalmente os impostos;
  • Entenda o mercado e seu comportamento e diante dele tome decisões sobre estratégias de precificação respeitando a sua margem de lucro.

Procure seu contador para entender de uma forma contábil e tributária o seu negócio, ele dará uma orientação e te ajudará nas definições dos custos e despesas e ajudará no entendimento das demonstrações contábeis, essenciais para esse cálculo.

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