O Brasil é conhecido por possuir um nível de impostos muito altos, tanto para empresas como para o cidadão. Por isso, muitos empreendimentos acabam contraindo dívidas e não conseguem se estruturar, nem mesmo com as renegociações.
Toda empresa, independentemente do tamanho, paga uma quantidade extensa de impostos, taxas e contribuições. Para um empreendimento não se afogar em dívidas e conseguir sobreviver, algumas medidas podem ser tomadas. Primordialmente, o passo mais importante para a empresa fazer é cumprir o planejamento tributário.
Elisão Fiscal ou Planejamento Tributário
Elisão fiscal ou planejamento tributário permite que a empresa consiga diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte possui o direito de estruturar seu negócio da maneira que diminua os seus custos, incluindo os impostos. O grande objetivo do planejamento tributário é economizar de forma legal a quantia de dinheiro que vai ser repassada ao governo.
O papel da assessoria contábil
Para auxiliar a empresa no caminho certo do planejamento tributário, uma assessoria contábil tem um papel fundamental no final do mês. Para fazer o planejamento tributário e aliviar no valor dos impostos, a assessoria contábil pode optar por alguns caminhos:
- Evitar a ocorrência de imposto
A assessoria contábil pode te orientar sobre fatos que geram tributos desnecessários. Com isso, auxilia no enquadramento de regras de isenção fiscal como também no ajuste do pró-labore, evitando, assim, o pagamento desnecessário de imposto de renda na pessoa física.
- Reduzir valores a serem recolhidos
Antes de fazer a redução dos valores, contudo, é preciso analisar corretamente cada imposto pago na estrutura da empresa. Para fazer essa redução, pode-se tentar diminuir, por exemplo:
- A contribuição para o Seguro Acidentes de Trabalho (SAT) diminuindo o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), ou aproveitando políticas de incentivo que reduzem as alíquotas.
- Retardar o pagamento
Há algumas formas de adiar o pagamento do tributo sem multas. Essa ação pode ser útil quando a empresa está com baixo capital de giro e precisa de algum tempo para recuperar o fôlego, por exemplo.
O principal fator que devemos considerar no planejamento tributário é a legalidade de todos os passos que a empresa pode tomar. Nossa primeira dica é: contratar uma assessoria contábil. Ela vai te auxiliar em todos os passos possíveis para a realização do planejamento tributário. Todas as regras serão seguidas, sempre levando em conta as finanças da empresa.
Ficou com alguma dúvida ou deseja que a InUp te auxilie no planejamento tributário? Entre em contato conosco e te ajudamos!