Houve um tempo em que a palavra “empreendedorismo” não fazia parte oficial da língua portuguesa e tão pouco era mencionada no nosso dia-a-dia. No entanto, há séculos encontramos diversos empreendedores por aí, contribuindo com mudanças importantes na humanidade.
Hoje em dia, o termo é cada vez mais utilizado para definir pessoas capazes de identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras. Isso não significa que um empreendedor seja, necessariamente, um empresário e vice-versa. No texto de hoje, você vai finalmente entender o que é empreendedorismo e descobrir algumas qualidades comuns aos empreendedores de sucesso.
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou até mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Segundo o teórico Joseph Schumpeter, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação, ele é o responsável pela realização de novas combinações. A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo.
Através disso podemos concluir que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”. O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de Empreendedorismo é de 38,7 (2019), segundo melhor patamar total de empreendedores, desde 2002. São mais de 53,4 milhões de brasileiros se dedicando ao negócio próprio.
O que é ser empreendedor?
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, precisa saber o que significa ser um verdadeiro empreendedor. Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento.
Em outras palavras, podemos dizer que o empreendedor é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.
Portanto, um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio da criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe.
Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente, essas pessoas são bons empreendedores.
Os brasileiros tem uma ótima característica que é aproveitar as oportunidades do mercado e transformar as crises em empreendimentos novos.
Alguns dados mostram que houve um aumento no número de pessoas que empreendem por oportunidade. Os relatórios apontam que 26,2% resolveram abrir um negócio para “ganhar a vida porque os empregos são escassos”, enquanto 1,6% tomou a decisão para “fazer a diferença no mundo”. Para alguns especialistas, o efeito da crise, os dados do GEM apontam que, dos 55 países analisados, o Brasil está entre os dez primeiros onde a falta de emprego é mais levada em conta para abrir um negócio.
Com o início da pandemia no ano de 2020, ele foi marcado por inúmeras mudanças. Segundo dados disponibilizados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, GEM, a taxa de empreendedorismo no país bateu recorde, com maior número de novos autônomos nos últimos 20 anos. Uma das mudanças positivas foi o uso da tecnologia.
Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social e a necessidade de se reinventar, o empreendedor precisou contar com o apoio da internet para manter seu negócio. Segundo dados da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, houve aumento de 50% no uso da internet durante a pandemia.
O número de microempreendedores individuais também foi registrado com um aumento. No total, foram 1,49 milhão de novas formalizações entre março e dezembro de 2020.
Somado às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do país.
Características de um empreendedor
Ninguém nasce empreendedor. É o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade que podem ser fortalecidos ao longo da vida. Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social.
Abaixo, selecionamos algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:
- Otimismo: não confunda os otimistas com os sonhadores. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos e, mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
- Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
- Coragem: sem temer ao fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas o faz entender a possibilidade de falhar.
- Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.
Quem reúne essas características já está em vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente.
Para ter sucesso como empreendedor, em algumas atividades é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios.
A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar quem quer empreender.
4 dicas para quem quer investir no empreendedorismo
Carlos Wizard Martins começou do zero e se tornou um dos principais empresários do Brasil.
O empreendedor fundou o Grupo Multi Holding, detentor do Mundo Verde líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar, do serviço de pagamento online Akatus e do Vale Presente.
Wizard lista suas dicas para quem quer empreender:
● Definição de atividade
Em qual segmento você quer atuar, tem afinidade ou entende um pouco sobre o mercado?
A primeira dica do empresário é analisar as necessidades do consumidor e entender o que pode ser uma boa oportunidade.
Evite investir em um tipo de negócio só porque está na moda, a tendência pode acabar e você terá que arcar com os custos do investimento.
● Diferenciação
Ofereça uma diferenciação. O cliente precisa ter uma motivação para escolher o seu negócio e não o do concorrente.
“Quando comecei a dar aulas, foquei na necessidade do aluno aprender a falar o inglês rapidamente. Foi por isso que lancei a chamada “Fale Inglês em 24 Horas”. Essa chamada simples, mas poderosa, foi o diferencial necessário para atrair milhares de alunos”, conta o empreendedor.
● Escalar
Depois de definir a atividade empresarial do negócio, identifique quais ações podem ser tomadas para atender o mercado em larga escala.
Quanto maior o potencial de escalabilidade da empresa, maiores serão suas chances de crescer, receber investimento etc.
● Converse com especialistas
Esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento. Participe de feiras, workshops, palestras, busque os especialistas do setor e converse com eles.
Ter a visão de outros profissionais vai te ajudar em diferentes aspectos, principalmente daqueles que estão há mais tempo no mercado.
O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre os processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre este tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento ao cliente da InUP!
#VamosJuntos