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Uma parceria chave é capaz de elevar o alcance da sua empresa e, consequentemente, permitir o seu crescimento, mesmo em meio à crises. Além do mais, é importantíssimo considerar as novas ideias que podem surgir a partir de tais relações, é como se um amplo leque de oportunidades se abrisse à sua frente a partir do momento que você decide fazer uma troca de conhecimentos com outras empresas.

Para quem está iniciando um negócio, essa premissa pode prevalecer desde o começo. Para quem já está no mercado há algum tempo, é possível reformular seu projeto, e assim passar a incluir outros elementos em seu dia a dia.

Há profissionais que podem ajudá-lo a inovar tecnologicamente, outros prestarão serviços essenciais para o seu negócio, e outros ainda trabalharão com indicações valiosas. Resumidamente, todo parceiro terá seu papel fundamental no seu desenvolvimento (e vice-versa).

Quer descobrir a importância das parcerias chaves para o crescimento da sua empresa? Acompanhe abaixo nossa breve listagem.

Como funcionam as parcerias?

As parcerias funcionam como um laço de cooperação mútua, criando uma situação em que ambas empresas envolvidas na parceria podem sair ganhando. Trata-se de uma relação que pode ocorrer em diversos contextos – incluindo empresas que atuam em segmentos complementares, organizações de nichos diferentes ou, mesmo, as concorrentes.

Para que as parcerias funcionem e realmente permitam o crescimento da empresa, é necessário que os termos estejam bem estabelecidos e exista uma transparência no relacionamento. Cumprindo esses requisitos, a parceria pode tomar formas diferentes. Veja alguns exemplos:

  • Uma academia de ginástica e uma loja de alimentos naturais podem ter uma parceria para oferecer descontos para clientes. Dessa forma, as duas empresas saem ganhando com recomendações da sua parceira.
  • Duas empresas concorrentes que atuam no mesmo segmento podem dividir os custos de uma máquina de alto valor que beneficia o processo produtivo de ambas.
  • Várias empresas de comércio da mesma cidade podem organizar um evento semestral para expor os seus produtos em um local central – contando, ainda, com parcerias com empresas de alimentação ou entretenimento.
  • Uma empresa que tem um software de gestão pode fechar parcerias com seus clientes para fomentar a troca de serviços entre eles – ganhando mais visibilidade através dessas empresas.

Como as parcerias chaves podem contribuir com o crescimento da empresa?

Nos exemplos que vimos, as parcerias podem contribuir para o crescimento da empresa – mesmo que de forma indireta. O objetivo é sempre estabelecer termos para que todas as organizações sejam beneficiadas.

Quando boas parcerias são colocadas em prática, são vários os benefícios que as empresas podem aproveitar. Veja os principais deles:

  • AUMENTA SEU ALCANCE E VISIBILIDADE

Devido ao intercâmbio de clientes, tanto a sua empresa quanto a parceira, podem aumentar o seu alcance e visibilidade. Você passará a ser conhecido por clientes que estão no nicho de negócios do seu parceiro em questão. Outro ponto importante é que será possível realizar campanhas de marketing em conjunto, algo positivo tanto do ponto de vista funcional quanto financeiro.

  • REDUZ CUSTOS

No caso de produtos, à medida que suas vendas aumentam, será necessário ampliar a produção. Esse fator permite que você compre matéria-prima em maiores quantidades e consiga assim preços melhores. No setor de serviços, também há vantagens nesse sentido. Isso porque você pode, por exemplo, otimizar o uso de salas avulsas, barateando assim os custos com o aluguel.

  • AUMENTA A SUA PRODUTIVIDADE

Uma parceria pode tornar a sua empresa mais produtiva. E isso pode ocorrer independentemente de qual seja o seu segmento. Algumas tarefas de gestão podem ser compartilhadas ou até mesmo terceirizadas. Quer um exemplo?

Um palestrante pode trabalhar em parceria com um espaço de coworking. Isso significa que ele também poderá ter acesso a serviços de recepção, telefonia e endereço para correspondência; itens que ele próprio precisaria providenciar caso decidisse trabalhar sozinho.

  • OTIMIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS

Com a redução de custos e o maior alcance, será possível ofertar preços mais acessíveis, ou até mesmo realizar promoções e campanhas especiais, capazes de atrair e fidelizar clientes. Vale lembrar ainda que tal sucesso no mercado poderá atrair também outros parceiros importantes, que também farão a sua contribuição. É assim que se forma uma importante rede de profissionais de sucesso.

Para garantir uma parceria de sucesso, é importante escolher bem seus parceiros. E não estamos falando em desconfianças, mas sim em trabalhar aliado a pessoas que, de fato, complementarão o seu trabalho.

Uma parceria entre segmentos muito distintos pode não trazer o retorno esperado por se tratar de públicos-alvo com diferentes interesses. Assim, a questão do alcance e das campanhas conjuntas pode ficar prejudicada.

Se você busca o crescimento da empresa, então, precisa considerar fechar boas parcerias com outros negócios. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter bons parceiros pode ser um grande diferencial para ter acesso a novos mercados, otimizar processos internos, melhorar a sua imagem no mercado, entre outros benefícios.

Existe uma frase muito popular no meio empresarial e que ilustra bem essa situação: se você quer ir rápido, vá sozinho; mas se deseja ir longe, vá acompanhado. As parcerias chaves com outras empresas permitem que você tenha aliados preocupados com o crescimento da empresa, prestando um grande auxílio para maximizar os resultados.

O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre este tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento do cliente da InUP!

#VamosJuntos

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