Cuidar de uma empresa requer, logicamente, cuidar dos colaboradores. E por mais que zelar pela eficiência conjunta de um grupo seja importante, temos que nos atentar às vivências e características únicas de cada pessoa.
Para uma empresa, conciliar o profissionalismo com a subjetividade de cada pessoa pode parecer uma tarefa difícil, porém, o esforço para equilibrar os diferentes tipos de postura para assegurar o alcance de bons resultados com a satisfação dos colaboradores, deve ser constante.
Uma boa estratégia a ser adotada é o mapeamento dos perfis comportamentais. Ferramenta para entender como as pessoas agem e reagem em situações distintas e conhecer cada tipo de perfil comportamental é algo que ajuda na atração e gestão de talentos nas empresas.
Continue lendo este post e entenda mais como aplicar essa ferramenta na sua empresa. Boa leitura!
Como funciona um perfil comportamental?
Reconhecer e entender a individualidade de um colaborador é uma forma de compreender quais potenciais estão à sua disposição. Assim, podemos pensar no perfil comportamental como um indicador que mostra a maneira usada para desvendar posturas adotadas por alguém diante determinados estímulos.
Perceba que a personalidade interfere significativamente na postura do indivíduo. No entanto, suas experiências profissionais e o conhecimento obtido também têm um impacto relevante. Sendo assim, o perfil sofre uma mistura de hard skills (competências técnicas) com soft skills (competências comportamentais).
Mas lembre-se de que há muitos outros elementos que podem influenciar e interferir na postura profissional de alguém. A análise dos perfis comportamentais é um dos principais passos para formar uma equipe de alto desempenho.
Você também pode gostar de: Criatividade: como estimular o potencial criativo da sua empresa
Quais são os tipos de perfis comportamentais?
Quatro são os tipos de perfis comportamentais, podendo também haver combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais sobre cada perfil.
1 – Comunicadores
Extrovertido e amigável, um comunicador consegue contagiar o ambiente indo de um assunto para outro. Além de prezar pelo contato interpessoal — uma característica que o favorece em trabalhos em equipe —, ele também gosta de ser reconhecido por seus esforços.
De personalidade descontraída, uma pessoa de perfil comunicativo tem tendência a assumir cargos de liderança, mesmo que essa condição não esteja expressa no cargo ocupado.
2 – Executores
As habilidades e características dominantes desse perfil incluem: autoconfiança, competitividade, proatividade e força.
Geralmente, é um perfil pertencente aos líderes natos e empreendedores, por possuir facilidade em assumir riscos e defender seu ponto de vista. O que motiva alguém com esse perfil é espaço para tomar decisões, aplicando feedbacks sem tirar a autonomia do colaborador.
3 – Planejadores
São colaboradores calmos, tranquilos e cuidadosos. Gostam de rotina e atuam conforme normas e regras estabelecidas, por isso, sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas.
São flexíveis, mas com o caráter e ritmo constantes e disciplinados. São pacientes, observadores e passivos.
Em situações emergenciais, agem com tranquilidade. O perfil planejador é introvertido e tem uma tranquilidade singular que lhe confere ter fácil relacionamento.
4 – Analistas
Também introvertida, uma pessoa analista é preocupada, rígida e também calma. Com um comportamento discreto, possui qualidade e exatidão em cada ação.
Um ponto que pode ser considerado uma desvantagem é seu pessimismo. Entretanto, sabe como improvisar rapidamente quando preciso, a fim de entregar detalhadamente cada tarefa.
Algo que pode motivar este colaborador é a oportunidade de aprendizado contínuo. É um colaborador leal e comprometido com o trabalho, visto que é fortemente guiado por sua intuição, além da curiosidade.
Os benefícios de mapear os perfis comportamentais dos seus colaboradores
São várias as vantagens de adotar essa prática na sua empresa:
- Redução da rotatividade de colaboradores, porque eles se sentem mais satisfeitos ao serem alocados em funções compatíveis com suas habilidades;
- Aumento da produtividade, porque suas atribuições têm relação com as atividades que são mais facilmente desenvolvidas pelos colaboradores;
- Formação de equipes fortalecidas e integradas, com a possibilidade de reunir profissionais com competências complementares;
- Identificação dos candidatos a uma nova vaga, com maior potencial de adequação à cultura organizacional;
- Melhoria dos procedimentos de alocação de cargos;
- Sinalização das áreas em que é preciso fazer treinamentos, visando potencializar os resultados;
- Gestão aprimorada dos conflitos internos, já que o gestor consegue visualizar os pontos de vista de maneira mais objetiva e lidar com os colaboradores envolvidos a partir de suas personalidades;
- Motivação dos profissionais, que reconhecem a valorização de suas características e sua importância para os resultados alcançados.
Como identificar os perfis comportamentais do meu time?
A análise de perfil comportamental pode ser aplicada em muitas áreas, inclusive no mundo dos negócios. Quando bem utilizada, pode influenciar, corrigir e desenvolver comportamentos no local de trabalho.
Através do estudo das reações e conduta dos colaboradores, é possível criar locais de trabalho com base em reforço positivo em vez de punições e melhorar os resultados críticos dos negócios.
Aplique testes de comportamento
Os testes de perfil comportamental visam o autoconhecimento e a autoavaliação do cenário atual do colaborador. Existem diferentes métodos que podem ser adotados, a depender dos recursos disponíveis e do que a empresa precisa.
Eles também podem contemplar questões subjetivas ou objetivas. Você também pode combinar as duas possibilidades para ter uma análise mais ampla. Por exemplo: é possível aplicar uma entrevista comportamental, um teste online, uma dinâmica de grupo, uma simulação e por aí vai.
É importante também fazer testes antes de implementar a análise propriamente dita. Para isso, aplique os questionários e os procedimentos nos próprios colaboradores. Dessa forma, também terá a oportunidade de mapear os perfis existentes atualmente na sua empresa.
Conclusão
Os atributos de cada perfil comportamental podem ser equilibrados com pessoas de diferentes personalidades. Portanto, é fundamental identificar e respeitar as características pessoais de cada indivíduo e entender como é sua postura, seu relacionamento com outras pessoas, de que maneira reage a diferentes situações, quais elementos são motivadores etc.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais! Estamos no Instagram, Linkedin e também no YouTube.