InUp Assessoria Contábil

fluxo de caixa ajuda a resolver um dos principais problemas da maioria dos empreendedores: ter uma perspectiva geral de como anda a saúde financeira do negócio.

Na maioria das vezes, uma entrada inesperada de dinheiro ou até mesmo uma queda brusca nos lucros pode dar um panorama que não corresponde à realidade.

O fluxo de caixa é uma maneira de controlar e organizar o seu empreendimento. Isso faz com que esses aspectos inesperados não deixem você perder de vista a realidade financeira do negócio.

Mas, de maneira mais específica:

  • O que é o fluxo de caixa?
  • Como ele funciona?
  • Quais as vantagens de implementar isso em minha empresa?

Se você almeja uma visão mais detalhada das suas finanças, sugerimos que leia esse artigo até o final.

O que é o fluxo de caixa

Situação 1

O dono de uma loja de roupas resolve fazer uma liquidação para queimar o estoque da estação que acabou de ser finalizada.

Antes de iniciar a promoção, você se informa sobre a previsão de vendas e descobre que a expectativa de lucro é alta para o seu setor.  

Com isso em mente, você contrata novos vendedores e investe na divulgação, esperando, com isso, aumentar o número de vendas.

O número de itens vendidos é maior do que o esperado e você consegue uma entrada muito além do que havia previsto.

No entanto, no final do mês as contas não batem. Mesmo com o sucesso da liquidação, os gastos são maiores do que as despesas e você acaba fechando o mês no negativo.

Situação 2 

O dólar está alto e um empreendedor do setor de tecnologia tem uma expectativa de vendas relativamente baixa.

Tendo essa noção, começa a cortar gastos pequenos para conseguir, ao menos, pagar as despesas do mês.

Contudo, para sua surpresa, ele tem uma entrada muito maior do que a esperada para aquele mês. E, no final das contas, consegue não só pagar as despesas, como investir no seu negócio.

O que essas duas situações têm em comum?

Ambos os empreendedores não possuem um controle detalhado do movimento financeiro da empresa.  Apesar de terem uma noção das previsões de venda do mercado e do funcionamento do próprio negócio, é preciso registrar tudo. 

O resultado?

No final do mês tiveram surpresas que poderiam já ter sido previstas se tivessem um fluxo de caixa bem definido.

Esse é um dos principais objetivos: oferecer um panorama geral da movimentação financeira do negócio para dar base para a tomada de decisões.

Na situação 1, por exemplo, se o empreendedor tivesse um fluxo de caixa estruturado talvez não tivesse decidido pela liquidação.

Como funciona

Para que esse controle seja mais assertivo, é necessário o registro detalhado de todas as entradas e saídas de determinado período de tempo.

Reiterando: TODAS as despesas e entradas, seja o gasto com uma caixa de clipes ou a folha de pagamento dos seus empregados.

É comum que pessoas que acabaram de abrir suas empresas não possuam um registro minucioso e isso pode acabar prejudicando o desenvolvimento do negócio.

Caso você ainda não esteja familiarizado com esse controle ou mesmo quando não possui tempo hábil para fazer esses lançamentos com frequência, você pode contar com o auxílio de uma assessoria contábil.

consultor contábil será responsável por realizar relatórios periódicos com os valores de registro do fluxo de caixa. Além disso, ele pode ajudar a analisar esses números e auxiliá-lo na tomada de decisões.

A frequência da produção desses relatórios depende do porte da sua empresa. Eles podem ser mensais, quinzenais ou até mesmo diários.

O registro dessas despesas e receitas é o chamado fluxo de caixa operacional. No entanto, ele possui desdobramentos, de acordo com os objetivos com o registro. Estamos falando do fluxo de caixa livre e o fluxo de caixa projetado.

Fluxo de caixa simples

Esse tipo de fluxo, também conhecido como fluxo de caixa final, revela o saldo definitivo da empresa. Isso só acontece após o pagamento de todas as despesas.

O saldo é definido através dos números do fluxo de caixa operacional e os gastos previstos.

Por exemplo: sabe-se que, neste determinado mês, a sua empresa realizará um empréstimo e pagará uma taxa de juros relacionada a compromissos do mês anterior.

Juntando esses gastos previstos com todas as despesas e receitas do mês atual, é possível definir o saldo definitivo.

Fluxo de caixa projetado

Como o próprio nome indica, esse tipo de fluxo visa a projeção financeira para guiar a tomada de decisões relacionadas ao seu negócio.

E como essa projeção é realizada?

Através da análise dos dados, é possível:

  • prever quando a empresa terá dinheiro sobrando no caixa (como por exemplo, na situação 2 citada no tópico principal);
  • além disso, é possível gerenciar o capital de giro e planejar as atividades.

Quais as vantagens de implementar o fluxo de caixa no meu negócio?

 Planejar a curto, médio e longo prazo

Já deu para perceber que essa é uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo a planejar as suas ações, correto? E isso independente do período de tempo necessário.

Voltando à situação 2, por exemplo.  Caso a empresa tivesse adotado um fluxo de caixa projetado, ela poderia já ter uma previsão da entrada e já planejar um investimento. Com isso, não precisaria decidir, de última hora, o que fazer com aquele dinheiro.

Antecipar e facilitar a tomada de decisões

É difícil tomar uma decisão quando você não sabe as previsões daquele determinado período de tempo, não é mesmo?

Com as projeções bem definidas, é possível adotar medidas, sejam corretivas ou preventivas, quando se trata do seu negócio.

Além disso, essas decisões não precisam ser tomadas no calor do momento. Elas podem ser antecipadas e, com isso, melhor elaboradas.

Descobrir a viabilidade financeira do seu negócio

Sem um controle específico, pode ser que você esteja investindo em um negócio que esteja trazendo mais prejuízo do que lucro.

Com um registro detalhado, você pode não só descobrir a viabilidade financeira do seu negócio. Também é possível diagnosticar pontos de melhoria para garantir a retomada dos seus lucros.

Detectar o seu capital de giro

capital de giro se refere aos recursos necessários para manter a continuidade das operações realizadas na empresa.

Como assim?

Para pagar os seus funcionários, manter o seu estoque, comprar ou renovar a sua infraestrutura, pagar os seus fornecedores, você necessita de dinheiro, não é mesmo?

Esse dinheiro, responsável por deixar a sua empresa funcionando, é o capital de giro. No entanto, sem um controle rígido de onde vem e para onde vai esse dinheiro, é praticamente impossível garantir o desenvolvimento do seu negócio.

Nesse sentido, o fluxo de caixa é uma ferramenta importante não só para garantir a viabilidade econômica, como para impulsionar as suas ações!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários