InUp Assessoria Contábil

Você piscou e o final do ano chegou! Depois desses 137 meses que tivemos em 2020, de ouvir muito sobre o “novo normal” e esperar ansiosamente pela vacina, existem cuidados que você deve ter com o seu negócio, e é justamente por isso que escrevemos este artigo. 

Confira abaixo:

  • Confira se todas as compras online têm o devido comprovante! 

É comum precisar comprar algo de forma remota, seja material de escritório, contratação de um serviço ou até adquirir um produto, como um computador ou celular.

Sendo uma compra feita online, certamente você possui fácil acesso a quem te vendeu – seja por site, e-mail ou telefone. Dessa forma, confira se a nota fiscal da referida compra lhe foi enviada, e caso ainda não tenha sido, não deixe o ano passar para solicitar.

  • Calcule o superávit ou déficit do seu negócio

A maioria dos empreendedores considera o faturamento, seja do mês ou do ano, calculando o quanto, de fato, entrou de capital em um determinado período. Não que esta análise não seja importante, este dado é de extrema valia, mas não é o único.  

Entendemos como superávit quando em um determinado período de tempo há mais receitas (entradas) do que gastos (saídas). Consequentemente, entendemos como déficit quando a soma de gastos (saídas) é superior às receitas (entradas).

Exemplo: um determinado comércio teve R $10.000,00 de receita por mês, acumulando R $120.000,00 ao ano. Este mesmo comércio teve saídas de R$ 8.000,00 por mês, acumulando R$ 96.000,00. Logo, este comércio teve um superávit de R$ 24.0000,00 ( R $120.000,00 – R$ 96.000,00)

Se você mantém um fluxo de caixa é bem fácil de conseguir essa informação.

  • Faça previsões para o ano de 2021

Em janeiro de 2020 ninguém imaginava que ficaríamos em quarentena até dezembro, justamente pela imprevisibilidade do mercado, é extremamente interessante que você faça previsões considerando cenários. 

Não existem cenários específicos, você pode definir quais cenários poderá se utilizar. Normalmente, utilizamos três hipóteses: cenário pessimista, real e otimista.


No pessimista, faremos as piores previsões possíveis, mínimo de venda, mínimo de atuação, projeções quase assustadoras, considerando que teremos somente faturamento para pagamento do essencial.

Já no cenário otimista, colocaremos as melhores projeções possíveis, recordes de vendas, resultados altamente positivos,  acumulados com reduções de custos. 


O cenário real será um meio termo entre pessimista e otimista.

Os cenários serão fundamentais para se definir os possíveis caminhos que poderão ser tomados no próximo ano, principalmente quanto aos investimentos necessários. 

  • Faça forecast mensalmente 

Forecast é uma ferramenta empresarial para o cumprimento de metas. 

Periodicamente, é analisado o cumprimento de metas determinadas no orçamento inicial. 

Desta forma, a depender da situação do seu negócio nos cenários estipulados, você poderá aplicar os recursos disponíveis ou futuros. 

Forecast, em tradução livre, é previsão. Utilizar o forecast nada mais é que ajustar todo o financeiro com as previsões feitas, fundamental para um negócio saudável.

Estas são as principais dicas que temos para o próximo ano. Caso você tenha algum tipo de dúvida, procure a InUP. 

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários