A InUP desenvolve uma contabilidade consultiva, moderna e ágil para os nossos clientes, já são mais de uma centena de negócios impactados com as nossas soluções. Pensando nisso, escrevemos este artigo mostrando como é fácil mudar sua contabilidade para a InUp .
Veja em 3 passos como ter uma contabilidade ágil e moderna:
- Informe sua contabilidade atual o interesse de mudança
O primeiro passo a se tomar quando se deseja fazer a mudança de contabilidade é informar a atual contabilidade o interesse na mudança.
Você, enquanto gestor do empreendimento e empresa de contabilidade, negociarão uma data para término da prestação, o que é um ponto relevante, pois precisamos sempre saber até que dia exatamente será de responsabilidade da antiga contabilidade e em que exato momento começa a responsabilidade da InUP.
A empresa atual de contabilidade questionará o motivo da mudança, valores a serem pagos e dados da InUP, o que é comum ser pedido, tendo em vista que estas informações irão compor o Termo de Transferência de Contabilidade, exigência do CRC para este processo.
Pode ocorrer ao informar a mudança um período de carência para que não se tenha multa de rescisão, exemplo: em um contrato de prestação de serviço entre empresa e escritório de contabilidade, pode ser previsto que a empresa sempre avise a mudança de contabilidade com 60 dias para que não ocorra um pagamento de multa, ou seja, caso esta suposta empresa deseje começar seus serviços com a InUP em x dara, deverá avisar até x – 60 dias, para se evitar a multa de rescisão.
Logicamente, a empresa pode arcar com a multa caso julgue interessante, mas caso você tenha preferência por esperar este período, começaremos na data que este prazo for respeitado.
- Formalize a mudança
Como forma de proteção, é altamente recomendado que a saída de uma empresa de contabilidade seja formalizada. O usual é que esta relação seja regulada por um contrato de prestação de serviço assinado entre as partes, desta forma, a mudança será formalizada por um distrato.
Caso não seja possível localizar um contrato vigente entre contabilidade antiga e você, recomendados que esta saída seja formalizada por email.
Em ambos os casos, marcar a data final é essencial, bem como marcar prazos de entregas de documentos da sua empresa, conforme comentaremos abaixo.
Outra importância de marcar a data final da antiga contabilidade é poder marcar a data de início da prestação da InUP, e como prezamos por segurança aliada a modernidade, negociamos o contrato e suas cláusulas através dos nossos canais de comunicação e fazemos a assinamos o contrato de forma online, através de uma plataforma contrata, que resguarda a validade jurídica sobre o contrato, neste processo.
- Envie os documentos iniciais para começarmos a prestação
Depois de informado o interesse de mudança pra InUP, alinhado sobre a data de início da nossa prestação e formalizado em nosso contrato, precisaremos de alguns documentos para, de fato, começar a nossa prestação com agilidade, modernidade e facilidade.
Legal comentar desde já que não precisamos de todos os documentos para começar a nossa contabilidade sem burocracia! Precisamos, logicamente, de alguns documentos, que chamamos de documentos iniciais, conforme vamos citar a seguir:
- Caso sua empresa seja do Simples Nacional
Contrato Social (com suas alterações)
Cartão CNPJ
Certificado Digital
GFIPs
Código de acesso ao Simples
- Caso sua empresa seja Lucro Presumido/Lucro Real
Contrato Social (com suas alterações)
Cartão CNPJ
Certificado Digital
GFIPs
- Caso seja uma empresa júnior (ou outro tipo de associação):
Estatuto Social
Ata de eleição e posse
CNPJ
Pronto! Feito estes três passos, você já terá uma contabilidade personalizada à suas demandas.