Uma dúvida do cotidiano de um empreendedor é como pagar uma guia do Simples Nacional!
O Simples Nacional é um regime de tributação diferenciado, que facilita a arrecadação de tributos para micro e pequenas empresas.
Uma grande facilidade do Simples Nacional é a possibilidade de pagar vários tributos em uma mesma guia (ou seja, em um mesmo boleto).
A guia do Simples é o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional
Simples Nacional, geralmente chamada apenas de DAS. Abaixo, colocamos uma foto de exemplo:
O DAS sempre será referente ao tipo de tributação pertinente a sua empresa.
Caso você seja um MEI (micro empresário individual), por exemplo, pagará um valor fixo todo mês (que em 2022, ano de produção deste artigo, é cerca de R$ 65,00, podendo ter pequenas variações dependendo da atividade incluída).
Contudo, em outros tipos de empresa, como uma sociedade empresária, a sua tributação será uma alíquota (uma porcentagem) em face do seu faturamento. Nesses casos, a alíquota varia conforme a atividade da empresa e faturamento médio mensal, calculado considerando o faturamento dos últimos 12 meses.
Para micro empresas e empresas de pequeno porte existem tabelas de tributação. A depender da atividade, sua empresa terá faixas específicas de tributação.
É muito importante lembrar que o DAS (guia do Simples Nacional) sempre vence no dia 20 de cada mês, referente a competência do mês anterior. Por exemplo: no mês de outubro, a guia vencerá no dia 20 de outubro, mas os tributos da guia são referentes ao mês de setembro.
O DAS sempre virá com código de barras, logo, o processo de pagamento é facilitado.
Basta imprimir a guia, e comparecer em um caixa eletrônico, lotérica ou boca do caixa e efetuar o pagamento.
E você também consegue fazer o pagamento do DAS através do aplicativo do seu banco no seu celular. Basta abrir o pdf do DAS com seu aplicativo, ou ler com aplicativo a guia impressa, ou até ler o QR CODE ao final da guia.
Caso você não tenha a guia DAS, ou a sua guia tenha vencido, você consegue gerar uma nova guia.
-> Caso você seja MEI, a segunda via é gerada através deste link: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao
Você deverá informar o CNPJ do seu MEI, selecionar qual competência (mês) e dia de vencimento que deseja fazer o pagamento.
-> Caso você possua uma micro empresa ou empresa de pequeno porte, o processo de emissão de segunda via é através deste link:
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/Autentica.aspx?id=6
Neste caso, você deverá informar o CNPJ da sua empresa, o CPF do responsável legal e código de acesso ao Simples Nacional.
Nesse caso em específico, segunda via de DAS para micro empresa ou empresa de pequeno porte, como também o código de acesso ao Simples Nacional é um documento comum à prática da contabilidade, orientamos que você consulte um escritório ou um profissional.
O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre os processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre esse tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento ao cliente da InUP!
#VamosJuntos

