Algumas guias, ao terem a sua segunda via emitida, não possuem código de barra. Dentre elas, existem duas guias principais: DARF – Documento de arrecadação da receita federal e GPS – Guia da Previdência Social.
Exemplo de uma DARF sem código de barras:
Exemplo de uma GPS sem código de barras:
Por mais que estes documentos não possuam o código de barras, é possível pagá-los sem qualquer dificuldade, veja 3 exemplos de como fazer esse pagamento:
- 1. Pagamento via Internet Banking
O acesso a sua conta bancária através do aplicativo no celular é uma opção que oferece bastante praticidade, assim como o internet banking, que permite acesso a todas as funcionalidades do seu banco online através de um navegador no seu computador.
Guias de tributos sem códigos de barras podem ser pagas através do internet banking de forma bem facilitada. Para isso, Basta procurar no menu por opções como “Pagamentos de Tributos” ou “Pagamentos sem códigos de barras”. Como cada internet banking tem sua própria organização, você pode achar a opção procurando por “DARF” ou “GPS” no campo de busca ou no canal de dúvidas do sistema.
Dúvidas? Clique aqui e converse com a InUP!
Em seguida, encontrando a opção de pagamento do DARF ou GPS, você será direcionado para uma página com um formulário. Ele irá solicitar exatamente os dados presentes na guia do DARF ou do GPS sem código de barras.
Logo, caberá a você preencher cada um destes campos conforme a guia de segunda via gerada. Portanto, muita atenção ao preenchimento de cada um destes campos, pois caso algum campo seja preenchido de forma incorreta, o pagamento poderá não ser considerado. PARA A SUA SEGURANÇA, GUARDE SEMPRE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO.
Abaixo, colocamos exemplos de formulários de preenchimento.
Exemplo de formulário de DARF:
Exemplo de GPS:
Os campos dos formulários têm exatamente os mesmos campos contidos na versão PDF do seu documento sem código de barras. Portanto, se atente ao preenchimento correto dos dados nos seus respectivos campos, sem deixar passar nenhuma informação.
O pagamento de DARF ou GPS sem código de barras não é tão difícil quanto parece, mas requer muita atenção. Recomendamos que o preenchimento do formulário seja sempre revisado, buscando evitar eventuais problemas.
Atenção ao pagar a DARF para não confundir período de apuração com data de vencimento e jamais calcule o valor de multa e juros ao valor principal!
- 2. Pagamento via Caixa Eletrônico
O pagamento por caixa eletrônico possui um processo ao semelhante ao de Internet Banking. Acessando sua conta em uma caixa do seu banco, é usual encontrar as opções de pagamento de DARF ou GPS entre os menus de “Pagamentos” ou “Tributos”.
Achando a opção de pagamento, você definirá se o pagamento é de DARF e será direcionado a um formulário para preenchimento dos campos da guia, onde deverá seguir o mesmo processo do primeiro exemplo.
Novamente, caberá a você preencher cada um destes campos conforme a guia de segunda via gerada. Portanto, muita atenção ao preenchimento de cada um destes campos.
- 3. Pagamento via Atendente
A terceira forma, entretanto, é menos prática, sendo o pagamento com um atendente em um banco, também conhecido como “boca de caixa”. Apesar da constante fila e tempo de espera, é também uma forma de pagar a sua DARF ou GPS em aberto.
Atenção: não é todo banco que possui convênio para pagamento de guias federais como a DARF e COFINS. Tanto para pagamento via internet banking, caixa eletrônico ou via atendimento, recomendamos consultar com cada instituição bancária. Em caso de dúvida, os pagamentos podem ser feitos em casa lotérica.
Dúvidas? Converse com a gente!
Dessa forma, elencamos neste artigos as três formas de se pagar uma DARF ou GPS sem o código de barras. Por mais que seja recomendável manter as obrigações em dia, sabemos que problemas acontecem. Caso seu empreendimento esteja com atrasos recorrentes em pagamentos de tributos, entre em contato com a InUP, temos um acompanhamento personalizado e ferramentas para reduzir esses casos.