Acesso o link: https://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/pagamentos-e-parcelamentos/pagamento/gps e clique na opção “CALCULAR GUIA/CARNÊ”
Na próxima opção, deve inserir o CNPJ da sua empresa:
A próxima página vai trazer uma confirmação dos dados, para que seja verificado se foi informado o CNPJ correto:
O próximo passo é preencher as informações de acordo como está na primeira via da sua guia:
Na opção de código de pagamento é possível pesquisar clicando na lupa:
Para empresas tributadas pelo Simples Nacional, o código será 2003 e empresas do lucro presumido ou lucro real, geralmente usam o código 2100, mas sempre consulte a sua primeira guia para não ter erro.
Após selecionar o código de pagamento, informe a competência que deseja recalcular, o valor da guia e clique em “Adicionar Contribuição”:
Após adicionar a contribuição, você deve informar a data de vencimento para esta nova guia e depois clique em confirmar. Reforço que essa data deve estar dentro do mês vigente:
Para finalizar, solicitará para selecionar a guia que deseja gerar já com os juros e multas calculados e depois clique em “Gerar GPS” para imprimir ou salvar em PDF a guia:
A segunda via da GPS vem sem o código de barras e muitas pessoas questionam como pagar. Alguns bancos já disponibilizaram em seus aplicativos ou no Internet Banking uma opção para pagar GPS. Nesses casos, por não ter código de barras, é preciso informar as informações exatamente como está na guia (CNPJ, código de pagamento, valor, juros e multa).