Em um universo corporativo cada vez mais dinâmico, possuir metas claras e objetivas é cada vez mais importante para uma empresa. Porém, muitos ainda encontram dificuldades em alinhar suas equipes para os mesmos objetivos e acompanhar esse processo de forma eficaz. É dentro desse cenário que as OKRs se mostram uma metodologia simples mas altamente eficaz.
O que é OKR
OKR, sigla para “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-Chave) é uma metodologia de gestão de metas desenvolvida em 1970 por Andy Grohen, CEO da Intel. A metodologia procura alinhar os objetivos e metas de uma empresa ou indivíduo, acompanhando o processo de forma mensurável.
A metodologia primeiro ganhou notoriedade ao ser aderida pelo processo de gestão da Google. Desde então, grandes empresas como Amazon, Spotify, LinkedIn, e muitos outros utilizam o método em sua organização.
O conceito é simples: você determina um grande objetivo (O) que deseja alcançar, e define os Resultados-Chaves (KR), métricas que deve atingir para chegar onde deseja. Assim, esses resultados-chaves são monitorados com o tempo para analisar se está no caminho certo para chegar no objetivo final. Assim, o objetivo é a direção e os resultados-chave são os indicadores de sucesso durante o caminho.
Ainda com dificuldade de entender como isso funciona na prática? Vamos exemplificar
Exemplos de OKRs
Uma mesma empresa pode ter diversos OKRs, principalmente se divididos em setores diferentes. Assim, cada time consegue focar em alcançar as metas de seu ramo. Separamos alguns exemplos de OKRs que uma empresa pode ter para facilitar seu entendimento:
Exemplo 1 – Setor Comercial
Objetivo: Expandir a base de clientes no mercado nacional.
Resultados-Chave:
KR1: Fechar 20 novos contratos com empresas de médio porte.
KR2: Aumentar o número de leads em 30%.
KR3: Elevar a taxa de conversão de propostas enviadas para 20%
Exemplo 2 – Setor Recursos Humanos
Objetivo: Melhorar a retenção de colaboradores
Resultados-Chave:
KR1: Reduzir a taxa de rotatividade para menos de 10%.
KR2: Ter NPS promotor nas ações de Endomarketing.
KR3: Ter a adesão de no mínimo 80% dos colaboradores nos treinamentos de bem-estar da empresa.
Exemplo 3 – Setor Marketing
Objetivo: Ser uma empresa com relevância a nível nacional
Resultados-Chave
KR1: Aumentar em 20% a taxa de alcance nas redes sociais
KR2: Participar de cinco eventos presenciais como empresa convidada
KR3: Elevar em 15% a interação com posts nas redes sociais
Assim, os resultados das KRs são medidos regularmente para garantir que o objetivo final vai ser alcançado. É comum que cada OKR seja avaliada em um ciclo trimestral, com as KRs sendo medidas regularmente a cada mês.
Agora que você já entendeu como funcionam as OKRs, vamos entender os benefícios que aplicar essa metodologia pode trazer para sua empresa
Benefícios do OKR
Claridade nos Focos e Objetivos
Em um ambiente de trabalho desenvolvido, pode ser fácil se perder em meio a tantas metas e responsabilidades. As OKRs ajudam a estabelecer prioridade entre as tarefas, com foco naquelas que vão trazer um determinado objetivo.
Responsabilidade e Mensurabilidade
As métricas dos resultados-chaves devem ser objetivas. Assim, ao final de cada período de análise, o time pode medir de forma certeira o progresso de cada OKR para determinar se o objetivo foi atingido ou não. Essas metas claras trazem responsabilidade entre os colaboradores e um senso maior dos objetivos.
Transparência e Alinhamento
Um dos grandes diferenciais das OKRs é a transparência. É ideal que toda sua empresa tenha acesso e esteja ciente das metas de cada time. Assim, todos os colaboradores ficam alinhados com os objetivos gerais da empresa, além de criar um senso de comunidade entre os setores.
Como implementar OKRs na sua empresa?
Eduque a equipe
O primeiro passo para implementar a metodologia é garantir que todos compreendam e acreditem no poder das OKRs. Realize treinamentos sobre o método, exemplificando seu funcionamento na prática e destrinchando seus benefícios.
Defina as OKRs em conjunto
Junte-se à cada equipe para realizar OKRs que sejam realistas, claras e ao mesmo tempo inspiradoras. Uma boa OKR deve desafiar e motivar a equipe na mesma proporção.
Acompanhe o Processo
É necessário acompanhar o progresso ao lado de seus colaboradores para garantir que o processo está sendo realizado de forma correta.
As OKRs ajudam a InUp a manter um ambiente de trabalho focado e organizado em suas metas, e podem fazer a diferença na sua empresa também. Quer mais dicas de empreendedorismo e inovação? Siga a InUp nas redes sociais para ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho.