O que é ser uma marca de valor? Qual o ponto em comum entre as grandes marcas?
Indo além do óbvio, marcas de luxo, como Dior, Gucci e Channel, e marcas populares, Coca-Cola e McDonalds, conseguem mais do que sucesso e longevidade. Com um propósito bem-definido, essas empresas não só conquistam seu público-alvo, como atraem mais participantes para o ecossistema que está sendo construído.
Neste blog, queremos te mostrar como ter um propósito pode ser o diferencial e o destaque da sua empresa no mercado. Continue lendo para saber mais!
Propósito x Missão
O propósito e a missão de uma marca são conceitos relacionados, mas têm significados diferentes e desempenham papéis distintos na definição da identidade e dos objetivos da empresa. Hora de explorarmos as diferenças entre eles:
Propósito:
O propósito é a razão fundamental pela qual uma empresa existe além de apenas gerar lucro. Ele responde à pergunta: “Por que nossa empresa faz o que faz?”. É algo mais abrangente e inspirador, sendo a visão de longo prazo da marca sobre como ela deseja impactar o mundo. Envolve a contribuição positiva que a empresa aspira oferecer à sociedade, além de produtos ou serviços.
Também é a base que guia todas as decisões da marca, influenciando desde a cultura interna até como ela se posiciona no mercado. Um propósito sólido cria conexão emocional com os clientes, funcionários e outras partes interessadas, ao expressar os valores e crenças mais profundos da empresa.
Missão:
A missão, por outro lado, é uma declaração mais prática e focada. Ela descreve a razão específica pela qual a empresa está no mercado e quais são os seus principais objetivos e atividades. A missão responde à pergunta: “O que fazemos e para quem?”.
A missão é uma declaração concisa que define o escopo das operações da empresa e a sua posição no mercado. Ela deve ser clara, direta e acionável, refletindo a expertise da marca e os produtos ou serviços que oferece.
Por que ter um propósito importa?
Em síntese, o propósito é a peça fundamental que impulsiona a empresa e define sua razão de existir, enquanto a missão é a declaração mais pragmática que define o que a empresa faz, para quem faz e como faz.
É comum, por exemplo, vermos a Missão dentro do planejamento estratégico de uma empresa, justamente por sua praticidade. Mas qual a importância de um propósito?
Bem, em meio a uma mudança de comportamento na sociedade, os consumidores dão mais valor para empresas que possuem um propósito, principalmente se for alinhado com os seus.
Segundo a pesquisa PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), feita em parceria com Inpress Porter Novelli e Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), cerca de 90% dos participantes confiam em uma empresa com propósito. Já 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços e 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores.
Essa pesquisa possui o intuito de estimar o valor, o impacto e a percepção do propósito corporativo e seu nível de influência sobre o comportamento das pessoas, seja para consumir, recomendar ou trabalhar em uma empresa.
Quais são os benefícios de ter um propósito?
É por meio do propósito de marca que conseguimos apresentar da melhor forma as nossas ideias, mas só por deixar claro qual é o objetivo da existência de uma empresa, é possível entender um dos seus principais benefícios para um negócio.
Saber por que sua marca existe é uma das melhores ferramentas para tomar decisões mais alinhadas, além de ser fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Porém, os benefícios vão além. Confira!
- Propriedade de fala;
- Mais engajamento;
- Bom desempenho da equipe;
- Relevância.
Conheça algumas marcas com bons propósitos
Nada melhor do que entender na prática! Por isso selecionamos algumas empresas que possuem propósito e ações afirmativas alinhadas com valores sociais, ambientais e comunitários:
- Natura: brasileira, a Natura é reconhecida por seu foco na beleza natural e em promover produtos sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.
- Ben & Jerry’s: conhecida por seus sorvetes, a Ben & Jerry’s está envolvida em causas sociais e ambientais. Eles apoiam várias causas, incluindo justiça racial, mudanças climáticas e direitos LGBTQ+.
- Dove: por suas campanhas centradas na promoção da autoestima e da aceitação da diversidade de corpos e belezas naturais.
- The Body Shop: é querida compromisso com o comércio justo e ingredientes naturais, bem como por sua defesa dos direitos dos animais.
- Airbnb: além de oferecer acomodações únicas, o Airbnb também promove a conexão cultural e a inclusão, apoiando causas sociais e oferecendo opções de acomodação para pessoas em situações de vulnerabilidade.
Essas são apenas algumas das muitas marcas que estão adotando um propósito de marca para além dos lucros, buscando fazer a diferença em questões sociais, ambientais e humanitárias.
Você também vai gostar:
- 5 estratégias de Growth Hacking para impulsionar o seu negócio
- O que é criatividade e como estimular o potencial criativo na sua empresa
- Sustentabilidade Corporativa: a estratégia de negócios para a sua empresa
Conclusão
Em um mundo cada vez mais consciente e conectado, a comunicação com propósito surge como um poderoso veículo para fortalecer a marca e construir relações autênticas com o público.
Através dessa abordagem, as marcas podem não apenas estabelecer uma identidade mais profunda e memorável, mas também desempenhar um papel positivo na sociedade.
Comunicar com propósito não é apenas uma estratégia, é um compromisso que ecoa nas mentes e corações das pessoas, delineando um futuro mais consciente e promissor para a sua marca. A mensagem certa, compartilhada no momento certo, pode desencadear uma transformação significativa, demonstrando que, além dos produtos, sua marca está comprometida em impactar positivamente a vida das pessoas e o mundo em que vivemos.
Esperamos ter conseguido te ajudar! E, se você ainda tem alguma dúvida ou quer começar a saber mais do mundo empreendedor e financeiro, entre em contato conosco pelo WhatsApp.