Atualmente, cerca de 80% dos empreendedores e fundadores de startups brasileiras são homens brancos, e, na maioria das empresas héteros.
Já falamos diversas vezes sobre ecossistemas e performances de impacto, mas queremos aqui reforçar que empresas de impacto são aquelas que têm a intenção de abordar uma questão social por meio de um modelo de negócio e uma governança que meça e quantifique seus impactos.
Como assim? Um ecossistema multissetorial, diverso e interconectado fortalece o empreendedorismo de impacto melhor.
Neste artigo, queremos te mostrar como o empreendedorismo é um potencial catalisador para a diversidade e inclusão no mercado. Boa leitura!
Como é o atual retrato do empreendedorismo?
Não somente no mundo corporativo, mas em outras diversas áreas, existe a luta pelo protagonismo de outras pessoas, grupos e classes fogem do padrão já anteriormente estabelecido pelo tradicional.
O empreendedorismo, assim, é uma maneira de ingressar no mercado de trabalho e conquistar a independência financeira para, dessa forma, deixar de se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade e viver a liberdade de ser quem é.
Por exemplo:
Aproximadamente 61% dos trabalhadores LGBTQIAPN+ no Brasil optam por esconder a sua orientação sexual no ambiente de trabalho. Uma das principais queixas prestadas é a vontade de um espaço seguro para ‘ser você mesmo’, assumir sua orientação sexual sem comprometer carreira ou atrair hostilidades.
Ao pensarmos nas mulheres LGBTQIAPN+ por exemplo, sofrem duplamente preconceitos e discriminação devido ao machismo e também homofobia.
Como uma alternativa para fugir de um ambiente de trabalho hostil, muitas pessoas negras, pertencentes ao movimento LGBTQIAPN+, PcDs, imigrantes etc, enxergam no empreendedorismo uma forma de continuarem o próprio sonho e continuarem trabalhando.
Assim, no caso dos empreendedores LGBTQIAP+, muitos escolhem seus ramos de atuação principalmente pelo que mais gostam de fazer. Foi o caso de 32%. Apenas 10% escolhem a área por perceberem carência do mercado e 21% pesquisam nas redes nichos de sucesso. Para se prepararem e estarem cada vez mais aptos a empreender, o estudo é fundamental — declaram 62% das pessoas entrevistadas.
Você pode gostar: Empreendedorismo feminino: conheça 5 mulheres para se inspirar!
Quais as vantagens de promover a diversidade dentro da minha empresa?
Não é preciso ser parte de um grupo sub-representado (as conhecidas minorias sociais) para promover a diversidade dentro da sua empresa. Confira alguma das vantagens da inclusão social abaixo:
Segundo o relatório “Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) nas Organizações 2022” da Delloitte, mostra que 94% das corporações enxergam benefícios nos negócios ligados aos esforços focados em diversidade, 94% afirmam que isso contribui para inovação, 91% que ampliam a retenção de funcionários e 90% que isso resulta em melhora na qualidade do trabalho.
Se você está em uma posição de privilégio, o primeiro passo é reconhecer o seu local e o potencial que ele possui de oferecer às pessoas locais de protagonismo no cenário social.
Além de investir nisso, é importante também adotar ações com caráter social que estimulem a formação de um ambiente cada vez mais acolhedor para as diferenças e que seja propício à geração de ideias disruptivas e inovadoras.
Saiba como incentivar a diversidade e a inclusão
Adotar políticas de diversidade ainda não é uma realidade em todas as empresas. Muitas dessas mudanças ocorrem principalmente em grandes empresas e startups: as médias e pequenas empresas ainda não têm a visão clara de como um time plural pode trazer mais produtividade e soluções inovadoras.
As recomendações da Harvard Business Review incluem começar gradualmente, por ações simples e estabelecer “guardiões” dos princípios, para identificar falhas e desenvolver os grupos.
Estabelecer programas para PcDs (Pessoas com Deficiência), treinamentos com os colaboradores para lidarem e entenderem a importância da inclusão e ter critérios claros para promover a diversidade nas etapas de recrutamento e seleção.
Em empresas que já estabeleceram padrões iniciais de apoio à diversidade, é bom começar a pensar em programas mais abrangentes, como:
- Equiparação salarial entre homens e mulheres (se ainda não existe);
- Incentivo à participação de mulheres em cargos de gestão e liderança;
- Reflexos em benefícios e remuneração;
- Criação de modelo de competências, de forma a incluir a diversidade e abertura a ela em qualidades a serem observadas nos colaboradores.
Conclusão
Esperamos ter conseguido te ajudar a compreender melhor sobre estratégias de vendas! E, se você tem dores na parte contábil da a sua empresa, entre em contato conosco pelo WhatsApp.