Compreender os pontos fortes da sua empresa e do que é vendido pode ser um dos primeiros passos para construir estratégias de vendas.
Uma estratégia de vendas bem elaborada perpassa por algumas etapas como a previsibilidade de vendas e por um negócio escalável.
Ainda não ouviu falar sobre esses termos? Continue lendo e acompanhe até o final para entender como iniciar o planejamento de uma estratégia de vendas que gere resultados.
Pequenas empresas podem ter grandes vendas?
O termômetro principal para indicar se sua empresa é pequena ou média é o faturamento. E o que influencia diretamente esse termômetro é uma equipe de vendas reduzida, que no geral, pode se resumir a uma pessoa.
Entretanto, não é necessariamente porque o seu time é reduzido ou porque o faturamento está baixo que você não pode otimizar as suas vendas! Você pode contornar a situação ao colocar em prática estratégias de vendas que funcionam para os pequenos negócios.
As pequenas e médias empresas brasileiras possuem uma importância relevante, afinal movimentam um mercado, muito competitivo onde detalhes como o bom atendimento, infraestrutura, etc, podem fazer toda a diferença na hora da compra.
Então, sim. Pequenas empresas podem fazer grandes vendas, ao terem estratégias pensadas a partir da realidade do seu negócio.
- Você também vai gostar: Metas e resultados financeiros: um guia de como defini-las!
B2B ou B2C
Antes de mais nada, ao elaborar uma estratégia de vendas, você precisa conhecer o seu negócio. Quem são os seus clientes? Quem são os seus concorrentes? Qual o diferencial da sua marca?
A partir dessas perguntas um primeiro passo já é dado: quando você define se sua venda para é direcionada para empresas ou para pessoas.
Para os negócios B2C — aqueles nos quais a venda é feita por uma empresa diretamente ao consumidor final — a estratégia deve girar em torno da exposição correta da marca, produtividade e previsibilidade.
Já para as empresas B2B — as que vendem produtos e prestam serviços para outras empresas —, a característica do que é ofertado pode ser de alto valor e com contratos de prazos mais estendidos, eliminando a compra por impulsa, forte característica de uma B2C.
Assim, para as B2B pode ser mais vantajoso para uma empresa terceirizar certos setores, como o Marketing, TI, Jurídico, Serviços de limpeza e Manutenção do que estruturar esses departamentos inteiros em seu próprio negócio.
3 passos para desvendar a estratégia de vendas do seu negócio
Obviamente, o comercial de uma empresa não funciona como uma receita de bolo, passo por passo, com os ingredientes já definidos e um tempo de preparo estabelecido.
Desenvolver as estratégias para a sua empresa requer adaptabilidade e diversos testes. Assim, não se preocupe com a quantidade de erros no caminho, mas se concentre no que deseja e no que será bom para a sua empresa.
Mesmo sendo algo imprevisível, reservamos para você três dicas para desvendar as vendas do seu pequeno negócio. Confira abaixo!
Tenha a previsibilidade das suas vendas
Parte importante para pequenas e médias empresas, a previsibilidade de vendas é a garantia para o empreendedor antecipar os resultados e as ações necessárias nas tomadas de decisão.
Saber quantas vendas são feitas, por quantas pessoas e em qual intervalo de tempo, gera tranquilidade para contratar mais colaboradores, estipular metas realistas e muito mais.
Isso permite um acompanhamento mais próximo do gestor com os vendedores que estão em desequilíbrio de vendas com os demais, ajudando-o a se igualar aos outros companheiros de trabalho. Com a equipe equalizada, a previsão das vendas se tornará cada vez mais natural, usando como base os últimos meses.
Trace metas inteligentes (SMART)
Essa é uma metodologia perfeita para iniciar testes sem se desgastar com a falta de organização.
Ao construir uma estratégia e definir uma meta, faça com que ela seja SMART: específica (S), mensurável (M), alcançável (A), realista ( R) e time-based, temporal (T).
A partir desse método, você se direcionará melhor e verificar se suas metas são coerentes com o que você busca.
Uma das principais vantagens é o aumento da produtividade, pois e ao especificar e detalhar o objetivo que você e sua empresa buscam, fica mais fácil entender o caminho a percorrer, antecipar os obstáculos e concentrar seus esforços.
Alinhe sua estratégia com os demais departamentos da empresa
Se você está preocupado com estratégias de vendas, provavelmente, já investe (ou cogita investir) no marketing de sua empresa, correto? O problema é que várias empresas pequenas subestimam o vínculo entre essas duas áreas.
O fato é que marketing e vendas devem trabalhar em conjunto, assim como o marketing e os demais departamentos de uma empresa. Para tanto, você deve garantir que exista diálogo entre as equipes envolvidas nessas frentes.
Uma sugestão, nesse sentido, é promover reuniões regulares, que permitam trocas de informações entre seus colaboradores. Ambas as equipes precisam estar cientes das metas da empresa, dispor de dados sobre o público-alvo, conhecer especificidades dos produtos/serviços do negócio e, assim, elaborar e compartilhar abordagens de comunicação que se complementem.
No vídeo abaixo, você confere como conciliar diferentes departamentos de uma empresa a partir de um propósito em comum. Assista abaixo!
Quer ter controle da sua vida financeira?
Sabemos que a vida de todo empreendedor é repleta de desafios, mas sua vida financeira não precisa ser um deles!
Desenvolvemos uma ferramenta gratuita e exclusiva para você, empreendedor, que quer controlar o seu negócio. Uma planilha para Fluxo de Caixa e DRE.
Este é um material 100% gratuito, produzido e pensado para você! Faça o download clicando abaixo.

Conclusão
Esperamos ter conseguido te ajudar a compreender melhor sobre estratégias de vendas! E, se você tem dores na parte contábil da a sua empresa, entre em contato conosco pelo WhatsApp.
#VamosJuntos