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Gestão de tempo: ficamos empolgados com a possibilidade de termos mais tempo livre. Porém, não é somente sobre isso: gestão de tempo abrange bem-estar, produtividade e disciplina.

Um estudo canadense feito pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia, e pela Universidade Laval, por — indica que gerenciar o tempo no trabalho traz mais satisfação do que o desempenho: 

“O levantamento analisou dados de 158 estudos sobre gestão do tempo escritos em quatro décadas, em seis continentes, além de mais de 53 mil entrevistas.” (Fonte: Valor Investe).

Entretanto, ao contrário do que esperávamos, a pesquisa revela uma maior satisfação da gestão de tempo na vida pessoal do que um melhor desempenho na vida profissional, tendo uma maior relação com o bem-estar e satisfação pessoal. 

A gestão de tempo é importante para o nosso bem-estar e, independentemente do que esperamos, não podemos descartá-la da nossa rotina.

Quer entender mais sobre e saber como aplicá-la? Continue lendo esse blog.

Gestão de tempo: por quê?

Se o bem-estar pessoal ainda não te convenceu — o que achamos difícil de ter acontecido —, vamos lá: 

  • Você consegue mais controle em sua vida pessoal e profissional; 
  • Ganha mais oportunidades com a flexibilidade obtida para a rotina; 
  • Mais tarefas executadas e menos tempo ocioso; 
  • Aumenta a confiança para tomar decisões; 
  • Amplia sua visão estratégica sob as tarefas que devem ser priorizadas. 

Você também pode gostar de: Criatividade: como estimular o potencial criativo da sua empresa 

As vantagens e a definição do conceito parecem simples, porém a execução pode ser mais difícil do que parece, considerando as diferentes dinâmicas das rotinas do trabalho e da vida pessoal que exigem diferentes demandas. 

Portanto, quando falamos de gestão de tempo, estamos nos referindo à prática intencional de estabelecer prioridades e concentração para executá-las, sabendo prever intervalos para descanso. 

7 dicas para uma gestão de tempo eficaz

1. Invista em autoconhecimento

Mais do que aprender sobre o assunto e buscar estratégias para serem aplicadas na sua rotina, é importante que você se conheça!

A partir do autoconhecimento, você consegue prever o que será feito em um dia, de que forma será feito e quanto tempo te custará.

Portanto, reserve uma semana para observar como seus hábitos e compromissos dialogam, quanto tempo leva entre uma tarefa e outra, os momentos em que seu tempo pode estar ocioso etc.

2. Planejamento

Após o período de observação, é hora de planejar: em uma agenda, bloco de notas — ou em um bom lugar em que você não esquecerá de nada —, trace a sua rotina com horários e compromissos importantes. 

Feito isso, liste o que você gostaria de mudar em sua rotina:

O que você gostaria de dedicar mais tempo? Qual projeto da vida profissional ou pessoal você quer tirar do papel? Em qual momento do dia você consegue se concentrar e ser mais produtivo? 

Planeje seu dia com base no que é prático e já faz parte do seu cotidiano e o que é ideal para você.

3. Conheça os seus limites

Calma lá! Ao listarmos as novas experiências que queremos ter, podemos nos empolgar e esquecer dos nossos limites.

Por exemplo: ao saber que nas quartas-feiras o seu dia pode ser mais agitado e repleto de todas as demandas possíveis, evite agendas compromissos que seriam “extras” nos intervalos entre uma coisa e outra, assim como na manhã de quinta-feira, em que você poderia estar mais cansado. 

4. Bloqueie as distrações

As notificações de aplicativos e redes sociais como Instagram e WhatsApp são potenciais redutores de desempenho.

Fique de olho: exceto que você trabalhe diretamente com atendimento nas redes sociais, estabeleça horários para checagem de mensagens.

Outras distrações existem, elas não estão limitadas ao ambiente virtual. Por isso, ter um bom ambiente de trabalho ou horários e locais separados para a execução de cada tarefa, dependendo de qual seja, pode ser um potencializador para a sua produtividade. 

5. Tenha consistência

Disciplina é a chave, por isso, não desista de primeira: 

Uma pesquisa da University College London concluiu que o tempo médio necessário para criar um novo hábito é de 66 dias.

No entanto, é importante notar que o estudo mostrou uma ampla gama de prazos para que qualquer mudança se torne um hábito.

Por exemplo: algumas pessoas conseguiram desenvolver um novo hábito em apenas 18 dias, enquanto outras levaram até 254 dias.

6. Estabeleça suas prioridades dia após dia

Como você quer que a sua contribuição seja percebida? O objetivo principal foca no prazo, na estratégia ou na qualidade.

Evidentemente, é desejável atender a todas as variáveis, mas nem sempre é possível — e esse é o principal raciocínio que apoia a estratégia de priorização.

7. Registre seus resultados alcançados

Temos uma tendência de dedicar mais atenção para a análise de falhas do que para o entendimento do que leva ao sucesso.

Entretanto, reproduzir os bons resultados alcançados depende também da compreensão dos acertos.

Conclusão

Construir uma rotina com uma boa gestão de tempo, é um desafio, porém não é impossível. A dica é praticar o quanto antes e não perder tempo pensando, pois:

“Só o tempo e o esforço trazem a competência.” (Provérbio Chinês)

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