A habilidade de se adaptar às mudanças e adversidades no cenário empresarial sem deixar de cumprir entregas de qualidade e gerindo uma equipe de resultados de impacto, é a definição da Liderança Situacional.
Este método de liderar se originou da teoria dos estudiosos Paul Hersey e Kenneth Blanchard, em que os líderes de alta performance não adotam um único método para conduzir uma equipe, mas se adaptam seu modelo de liderança ao seu contexto econômico.
“No passado, o líder era o chefe. Os líderes de hoje devem ser parceiros com as suas pessoas… não podem liderar somente com base numa posição de poder.”
Ken Blanchard
Chegou a hora de você entender como aplicar a liderança situacional na sua equipe. Boa leitura!
Liderança situacional: principais características
A definição desse conceito pode também ser definido em uma palavra: resiliência. E esta costuma ser a solução para empresas e organizações que desejam ganhar resistência, desenvolver pessoas e produzir de forma sustentável.
Esse tipo de liderança não é baseada em uma habilidade específica do líder ou a função do liderado, e sim no resultado da junção de experiências, comportamentos, habilidades e práticas.
A partir deste combo, o líder molda o seu estilo de gestão para se adaptar aos requisitos da empresa e do mercado, o que faz a característica mais crucial de um líder situacional ser a adaptabilidade.
Ainda segundo a frase de Ken Blanchard:
“Liderança é a capacidade de influenciar os outros, sejam pessoas ou empresas, em nome de um bem maior.”
Portanto, a influência é mais uma das características essencial para um bom líder, visto que ele precisará conseguir entender, influenciar e engajar seus colaboradores com os propósitos e objetivos da empresa.
A liderança situacional percebe as características e o momento pelo qual o colaborador passa para estabelecer uma estratégia de gestão segundo os diferentes perfis, níveis de capacidade e maturidade e cargos.
Quais os estilos de liderança situacional?
Por não seguir um modelo de gestão engessado, existem quatro tipos de liderança com ações, técnicas e metodologias respeitando cada contexto, que variam de acordo com as características do líder situacional.
Esses tipos de liderança também se relacionam com o nível de maturidade dos colaboradores envolvidos, e; por isso, é importante que os gestores e líderes se atentem ao nível de maturidade de cada subordinado antes de estabelecer o melhor tipo de liderança a ser exercido em cada situação.
Conheça cada um dos tipos de liderança situacional
1. Comando: nesse tipo de liderança, o líder toma a decisão e informa os demais a respeito desta. Esse estilo de liderança pode ser chamado, também, de microgestão, uma vez que o líder supervisiona de perto os colaboradores e membros de sua equipe. Essa abordagem é mais rígida e as equipes fazem exatamente o que lhes é solicitado. O líder, nesse caso, não apenas direciona o que deve ser feito, mas como cada tarefa deve ser feita.
2. Orientação: aqui, o líder ainda está muito envolvido nas atividades de produção e as decisões ainda estão com ele. Apesar disso, os rumos que serão tomados são apresentados e discutidos com vários membros da equipe antes que a decisão seja tomada, ou seja, todos têm a chance de ouvir e expressar suas opiniões. Esse estilo de liderança funciona bem com colaboradores com pouca experiência, mas muita vontade de aprender.
3. Apoio: nesse estilo de liderança situacional, o líder passa mais responsabilidades para seus vendedores e ainda fornece alguma direção. No entanto, as decisões são da equipe. O líder transmite poucas orientações aos subordinados e convida os membros da equipe a tomarem as decisões. Ele está ali para dar feedbacks, avaliar o desempenho e aumentar a confiança e motivação da equipe, oferecendo instruções e elogios em relação às tarefas realizadas.
4. Delegação: é o estilo de liderança situacional no qual o líder está menos envolvido com os colaboradores e com a tomada de decisões, tornando os liderados responsáveis pela maior parte dos projetos. Além disso, os subordinados são responsáveis por escolher as tarefas e as instruções que vão seguir, realizando suas atividades sem grande necessidade de supervisão.
Conheça as vantagens da liderança situacional para a sua contabilidade
Visto que a liderança situacional é uma ferramenta de gestão estratégica para pessoas, o seu uso e possível sucesso beneficia a empresa. Confira três questões que podem ser melhoradas ao trabalhar dessa maneira, como:
- O fortalecimento do clima organizacional: o ambiente corporativo fica mais harmônico, permitindo que a empresa consiga atingir seus objetivos com mais agilidade. Quando os trabalhadores se sentem bem, a tendência é que a empresa consiga produzir mais.
- Time mais resiliente: além de tornar o ambiente mais adequado para todos, é possível, com a liderança situacional, buscar maneiras de tornar o processo mais dinâmico.
Comunicação mais assertiva: os pensamentos da empresa e feedbacks podem ser transmitidos aos colaboradores de um modo claro, eficiente e objetivo. Assim, é algo que proporciona mais confiança para superar condições que fogem do controle que surgem em qualquer empresa.
Liderança situacional: como aplicar na minha contabilidade?
E por falar de situações que fogem do nosso controle… É o momento de falar da contabilidade!
O serviço contábil é por natureza um serviço específico, que demanda um conhecimento profundo de economia e da realidade da sua empresa. Sabemos que ao falar de empreendedorismo, estamos também lidando com o imprevisível: tudo pode — ou não — acontecer.
Por isso, procure se atentar nesses passos ao enfrentar problemas com a sua contabilidade:
- Conheça a sua equipe e os processos envolvidos;
- Utilize uma linguagem clara e sem jargões ao tratar do assunto contábil;
- Saiba se ajustar e moldar conforme os cenários emergentes;
- Não sabe mais o que fazer? Entre em contato conosco!
Seja qual for o seu problema, vamos adorar conversar e te ajudar a resolvê-lo. #VamosJuntos