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“Quando um conjunto de empresas de diferentes áreas de negócios interage entre si, juntas elas se tornam mais poderosas.”

Do executivo ao empreendedor, mesmo que não saibam, todos estão inclusos em um ecossistema empreendedor. Hoje, o mundo empresarial exige novas habilidades e formas de ver o modelo de negócios e, obviamente, nosso modelo de gestão. 

Considerado uma “revolução nos negócios”, um Ecossistema Empreendedor (ou Empresarial), é um recurso usado por pequenas e grandes empresas a fim de fortalecer o vínculo e apoio mútuo existente entre elas.  

Tal ambiente é fértil para o surgimento de novas empresas, sendo composto pelos vários agentes do empreendedorismo e pautado em confiança, inovação, equilíbrio e dinamismo, buscando sempre o destaque das empresas envolvidas. 

Quer saber mais? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre um ecossistema que gera resultados! 

Características de um ecossistema empreendedor

Assim como na biologia, o equilíbrio e o mutualismo, são comuns a este meio. Deste modo, a principal característica de um ecossistema é a atuação conjunta de todos os que o compõem

Segundo, Daniel Isenberg, professor americano e referência no assunto, todo ecossistema empreendedor é formado por seis elementos específicos: 

  1. Cultura propicia à inovação; 
  2. Políticas e lideranças capacitadoras; 
  3. Disponibilidade e financiamentos adequados; 
  4. Capital humano de qualidade; 
  5. Mercados de produtos favoráveis ao risco;
  6. Grande apoio institucional e de infraestrutura.

Quais são os agentes de um ecossistema empreendedor?

Como já falado, a interconexão é uma das pautas desses ecossistemas, por isso, em uma rede de colaboração, vários são os agentes participantes, como mostra a imagem abaixo: 

Imagem: Reprodução I Sebrae

Como se vê, é como se o ambiente fosse uma flywheel, uma roda de engrenagem que não só conecta cada peça, mas impulsiona o funcionamento de cada um, quando estes trabalham juntos. Assim, o engajamento do empreendedor nesses ambientes aumenta as possibilidades dos negócios B2B e permitem a expansão das empresas B2C. 

Mas como cada organismo de um ecossistema pode gerar resultados? Detalhamos para você: 

  • Empreendedor: possui o maior poder de influência no ecossistema, viabilizando novos negócios para gerar desenvolvimento econômico, tecnológico e social; 
  • Investidores: permitem o acesso a capital para o crescimento do negócio;   
  • Aceleradores: comumente nas figuras das startups, os aceleradores agem nem sempre com um investimento financeiro direto, mas auxiliam com mentorias e conselhos para ajudar, direcionar e encontrar o mercado, além de ajudar na busca por investidores; 
  • Universidades: capacita os empreendedores e ajuda no potencial tecnológico de cada região; 
  • Governo: impulsiona o ecossistema por meio de programas, políticas específicas ou apoio, seja este financeiro, mentor ou na parte de comunicação, com visibilidade, por exemplo; 
  • Organizações Setoriais: Sebrae, Federações da Indústria ou do comércio ajudam a criar e viabilizar programas de integração com outros ambientes econômicos;
  • Comunidade: participa das ações e da cultura de empreendedorismo, se beneficia em vários níveis, como opção de carreira.

Conheça três parques tecnológicos e polos de inovação:

Vale do Silício

O maior polo de inovação do mundo está localizado na Baía de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, e possui três singularidades que desvendam o seu sucesso: rebeldia (decorrente da cultura local), conhecimento (devido às universidades da região) e capital financeiro, visto que grandes empresas estão ali presentes, como Google, Meta, Uber etc. 

Tecnosinos 

Situado no Vale dos Sinos (RS), este ecossistema reúne 75 empresas de base tecnológica de comunicação, engenharia, energias renováveis etc. São mais de 6 mil empregos gerados por este polo. 

Porto Digital do Recife 

A partir da criação de soluções que fazem a tecnologia e as cidades desenvolverem uma relação de equilíbrio, o Porto Digital do Recife reúne os poderes público e privado, atendendo o mercado (inter)nacional. 

Por que fazer parte de um ecossistema?

Respondemos com outra pergunta: “por que não?” 

Se nem empresas e empreendedores espalhados por todo mundo vivem isolados, por que não aproveitar e realizar trocas produtivas, fomentando o crescimento e desenvolvimento da comunidade?

A formação de ecossistemas de negócios se apresenta como um modelo essencial para transformar os resultados empresariais. Atuar de forma colaborativa e cooperativa do ponto de vista do compartilhamento de dados, estratégias e soluções entre empresas parceiras permite fortalecer a estrutura empresarial para desenvolver produtos e serviços de real importância para cada consumidor.  

Esperamos ter conseguido te ajudar com este conteúdo e te incentivar a entrar em um ecossistema que impulsione os seus resultados!

Tem mais dúvidas sobre empreendedorismo, vida financeira e contabilidade? Entre em contato conosco! 

#VamosJuntos 

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Herbert
Herbert
1 ano atrás

Muito bom!