No universo empreendedor, mais do que um time de especialistas é necessário ter meios e estratégias para o crescimento do seu negócio.
Muito se fala sobre uma “nova forma de pensar” e associam o Growth Hacking a uma única ideia genial que mudará os paradigmas de resultado da empresa, mas queremos te mostrar que é muito além disso.
Confira abaixo o que é essa metodologia e mais 5 estratégias que mudarão o seu negócio.
O que é Growth Hacking?
O Growth Hacking é uma mentalidade empresarial voltada a trabalhar no crescimento de uma empresa com base na construção de melhores práticas a partir de hipóteses e conhecimento empírico da organização/produto/serviço.
O termo adaptado da língua inglesa, e, em tradução livre “Hacking de Crescimento”, descreve formas de expandir um negócio baseando-se em hipóteses e experimentos controlados. Criando atalhos, simplificando processos e atingindo soluções de maneira mais rápida.
Como o termo “hack” está originalmente ligado à informática, o associamos a criação de atalhos, simplificação de processos e, consequentemente, a resolução de soluções de maneira mais objetiva. E, quando traduzido para o mundo dos negócios, ele se relaciona com a otimização de processos e busca de inovação dos mesmos baseados em experimentações e análise de dados direcionados a produtos, marketing e vendas.
De maneira geral, esse método atua a partir de hipóteses e experimentos visando resultados rápidos para a empresa. Combinando análise de dados, marketing e tecnologia, conseguimos a partir dele:
- Identificar necessidades e gaps da empresa;
- Criar hipóteses de solução;
- Executar experimentos;
- Avaliar resultados.
Vale lembrar da importância da velocidade e da periodicidade da realização de testes e experimentos, justamente na intenção de atingir melhores indicadores e resultados mais precisos.
O crescimento acelerado proposto no Growth Hacking é igualmente pautado na sustentabilidade do negócio e no uso mínimo de recursos. Por isso, é uma mentalidade comum em ambientes de microempreendedorismo e, principalmente, em startup, que precisa crescer rápido com poucos recursos.
Mas isso não significa que ele está limitado a esses dois ambientes, pelo contrário: o Growth Hacking é para qualquer negócio.
Conheça os princípios do Growth Hacking
Crescimento
Sendo a premissa base do growth hacking, a busca pelo crescimento é a razão pelo qual essa mentalidade foi criada.
Para acontecer, o processo precisa englobar um funil enriquecido e dependente dos esforços de aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de novos clientes.
Métrica-norte
É a métrica que engloba o principal valor que determinado produto/serviço entregue aos clientes. Ela quem define o que significa crescimento para a sua empresa ou o problema a ser resolvido.
Além dessa métrica de longo prazo, existem muitas outras que auxiliam e afetam diretamente nos resultados da “North Star Metric” ou Métrica Chave. Elas podem ser executadas de maneira simultânea e cumprem papéis temporários dentro de cada empresa conforme os objetivos e soluções que ela está buscando.
São conhecidas como Métricas de Obsessão, fazendo você manter o foco no que realmente importa.
Experimentos
O que move o growth hacking e o torna possível e útil para a sua empresa é o conhecimento empírico, que só vem com teste após teste. E é por meio deles que você de fato descobre o que funcionar e o que não funciona.
Vários são os tipos de teste. Há, por exemplo, os Testes de Otimização ou Testes (A/B), que servem para otimizar algo já existente de uma forma mais rápida.
Você também pode explorar os Testes de Descoberta, tentativas de algo que nunca foi feito e que podem ser ótimas estratégias de crescimento. Todavia, sua equipe é quem vai definir os melhores para comprovar suas teses e implementar melhorias rápidas.
Mas quais são as vantagens do Growth Hacking?
Talvez você ainda não esteja 100% confiante que esta metodologia será benéfica para a sua empresa, por isso, listamos algumas das vantagens que possam te influenciar a aderir o Growth Hacking na sua empresa:
- Crescimento acelerado;
- Decisões baseadas em dados;
- Tomada de decisões mais assertivas e menos achismos;
- Maior segurança em investimentos;
- Redução de custos associados a experimentos;
- Crescimento sustentável e consciente.
Conheça 5 estratégias que vão impulsionar o seu negócio
Como toda transição que ocorre em uma empresa, à primeira vista, alcançar o crescimento almejado pode parecer uma tarefa difícil, mas ela pode ser facilitada tendo algumas práticas em mente.
As estratégias que listamos abaixo já existiam antes, porém eram postas em prática de maneira isolada. A dica é focar no percurso e na jornada, pensar no caminho como um todo e ter sempre o seu objetivo em mente.
- Prepare sua estrutura
Mais do que o primeiro passo, preparar a sua estrutura organizacional é um dever para quem deseja alavancar o crescimento do seu empreendimento.
Para isso, estude bem o conceito, suas fases, e aprenda também sobre o seu negócio, para assim investir em processos e fluxos de produção bem estruturados, capazes de suportar um crescimento rápido e vertiginoso.
Com essa preparação, você consegue oferecer um ambiente fértil para a criatividade e teste, assim como prepara um terreno para você conseguir atender o crescimento quando ele vier, mantendo o padrão de qualidade.
- Aja rapidamente
No mundo do empreendedorismo, não pode bobear!
Tenha agilidade em sua tomada de decisão, esteja sempre de olho nas tendências e não espere as necessidades virem para aplicar as suas mudanças.
Conhecimento armazenado não traz resultados, por isso, seja ágil antes que o cenário, seja outro.
- Busque feedbacks
Ter canais de comunicação integrados é algo imprescindível para o funcionamento da sua empresa, e não somente na implementação do Growth Hacking.
Reunir os feedbacks dos colaboradores e clientes para entender o que facilitou de fato e o que gerou ganhos em produtividade, e como tem sido a experiência e pós-compra, respectivamente.
- Mapeie a jornada de compra
Falamos de preparar a estrutura no primeiro item, mas queremos deixar claro que você também deve conhecer como o seu consumidor se comporta até a efetuação da compra de um produtor e/ou contratação de um serviço.
Quem conhece bem sua jornada de compra consegue empregar, com efetividade, ações de vendas que garantem maior retenção e um marketing direcionada para pessoas que já demonstraram interesse pelo produto.
- Otimize a experiência
Sem dúvidas, muitas empresas reconhecem e focam seus esforços em entender como está sendo a experiência do consumidor.
Esta é uma estratégia que não pode faltar, por ser uma totalidade de respostas cognitivas, sensoriais e comportamentais do consumidor durante os estágios do processo de consumo, incluindo os estágios de pré-compra, consumo e pós-compra.
Resumo
Sim, é muita coisa. Por isso reunimos os pontos principais desse conteúdo para te ajudar a memorizar o Growth Hacking:
- Growth Hacking é uma metodologia voltada a trabalhar no crescimento acelerado de uma empresa a partir de testes e experimentos;
- Essa metodologia reúne análise de dados, marketing e tecnologia;
- A partir dela você consegue identificar necessidades e gaps da empresa e criar hipóteses de solução;
- Os três princípios do Growth Hacking são: crescimento, métrica-norte e experimentos;
- Suas vantagens incluem: crescimento acelerado, decisões baseadas em dados, tomada de decisões mais assertivas e menos achismos.
Se você possui mais dúvidas, queira trocar uma ideia ou tenha dores em finanças e contabilidade, não deixe de entrar em contato conosco! #VamosJuntos