InUp Assessoria Contábil

Quando falamos do financeiro e do comercial de uma empresa, costumamos imaginar lados opostos em uma “rixa”, pois, enquanto um lado busca economizar recursos e avaliar com tempo cada oportunidade, outro possui um senso de urgência maior para atrair leads e investir na imagem da empresa. 

Talvez você até pense que a contabilidade não possua participação no sucesso das suas vendas, mas queremos que saiba que esta é uma visão antiquada e pouco proveitosa para a sua empresa. 

A verdade é que todo negócio necessita de uma boa gestão financeira para ser bem sucedida, e com o comercial/marketing não é diferente: pensar em estratégias de vendas inclui, entre vários aspectos, disponibilizar um orçamento para as ações planejadas serem concretizadas adequadamente. 

Quando alinhados e unidos, esses dois setores impulsionam a sua empresa interna e externamente, dando boas vantagens e claro, impactando os seus resultados.

Quer entender o papel da contabilidade nas suas vendas? Confira neste artigo as dicas que reservamos para você! 

Como o financeiro contribui para os seus resultados?

Embora este setor trabalhe no background, isto não diminui a importância do seu trabalho, afinal, é preciso garantir que as verbas sejam otimizadas e que os investimentos tragam o retorno esperado. É preciso garantir que todo o esforço realizado pelo comercial traga resultados na geração de novos clientes. 

E uma das formas do setor financeiro e contábil de ajudar nesse quesito é a partir dos orçamentos feitos, de um planejamento financeiro bem estruturado, dando suporte à equipe para atuar usando os recursos disponíveis. 

Assim, é este setor quem paga os fornecedores, traça estratégias baseadas nas verbas disponíveis e realizam a gestão de contas e documentos. 


Além disso, é importante lembrar que o mundo financeiro já não é mais o mesmo de 20 anos atrás: uma imagem engessada já não combina mais com um setor que se inova constantemente.  Confira aqui mais sobre o papel da inovação no mercado financeiro.

Conheça os benefícios da união entre vendas e finanças

Independente da área em que você atua, ter uma visão ampla de todas as etapas da estratégia de vendas e contabilidade é crucial para atingir os objetivos e analisar os resultados posteriormente. 

Esta união também permite a redução de custos da corporação, uma vez que evita refações de trabalhos e direciona ao que é importante: pensar em ações viáveis que trazem resultados. Confira abaixo mais vantagens dessa integração:

  • Acompanhamento de tendências;
  • Projeção de estratégias; 
  • Alocação de recursos de forma realística e eficiente; 
  • Otimização de gastos. 

Como integrar essas duas áreas?

Como você pôde ver, as vantagens da contabilidade no desempenho das suas vendas é algo que não beneficia somente os dois departamentos e seus respectivos resultados, mas todo o seu negócio. 

Saiba que antes mesmo de você promover a integração entre vendas e contabilidade, eles já trabalham juntos sem perceberem: assim como o marketing (e vendas no geral) exige gastos suficientes para dar suporte à estratégia e às finanças, um alimenta o outro!

 Não existe um “nós contra eles”

Assim como a contabilidade já não tem mais um perfil engessado e de burocracia pura, a visão desatualizada de que as vendas e a contabilidade são lados opostos é algo que não combina mais com a atualidade de várias empresas. 

A contabilidade é análise: a partir das movimentações anteriores, ela consegue orientar o gestor para tomar decisões mais assertivas. Dessa forma, um relacionamento ruim traz dificuldade às vendas. A sua empresa nunca vai sair ganhando enquanto houver uma rixa “nossos números versus seus números”. Não há ganho na comparação e nunca que uma disputa será benéfica para o clima organizacional da sua empresa. 

Equipes mistas que trabalham juntas em um projeto podem ser excelentes para a sua empresa, seja com propostas, visões e experiências de cada colaborador envolvido. 

Essa relação é uma das mais importantes e provavelmente mais gratificantes no negócio, sendo que colocar uma frente unida é crucial. 

Comunicação *sempre* é a chave

Partindo da primeira dica, execute a comunicação entre os dois lados. Apresente-os em uma reunião inicial e use os meios de comunicação disponíveis para reforçar a união entre eles. 

Promova ações de modo que um possa conhecer o trabalho do outro e, assim, desmistificar mitos e boatos que atrapalham uma boa convivência. 

Por exemplo, aprender com o financeiro e contábil no início da carreira em comercial ajuda a obter ideias sobre aspectos comerciais cruciais de marketing, como lucros, perdas e lucratividade, ajudando a construir casos de negócios mais sólidos. 

Esta e várias outras ações, podem ajudar ambos os lados a compreender o contexto e as restrições que afetam as principais decisões financeiras tomadas até então.

Tenha uma visão compartilhada de negócio 

Assim como é importante para o comercial ter conhecimento sobre o trabalho dos demais departamentos, é interessante que a contabilidade tenha a mesma visão comercial.  

Para isso, um alinhamento entre os departamentos é essencial para o desenvolvimento não só dos departamentos, mas também da empresa no geral. 

Uma dica é promover reuniões mensais entre departamentos, com pautas direcionadas e discussões sobre as áreas que precisam expandir, as estratégias para novos clientes, o que o crescimento significa na lucratividade e muito mais. 

Com os enfoques definidos, departamento financeiro pode justificar e planejar os gastos iniciais enquanto considera o impacto sobre o restante dos negócios para apoiar o crescimento de suas empresas de contabilidade, por exemplo. 

Compartilhe cases de sucesso

Quem não gosta de ouvir histórias de sucesso? Elas podem ser ainda melhores quando se passam na sua organização! 

Sem os repasses de sucesso de vendas, dificilmente um colaborador do setor financeiro/contábil verá retorno das despesas gastas até então. Dê aos colaboradores do front a oportunidade de compartilhar o sucesso obtido nas vendas. 

Desse modo, as finanças têm as evidências de que precisam para justificar um orçamento de marketing saudável.

Implemente uma cultura de objetivos claros

Por fim, não limite os objetivos da sua empresa a poucos departamentos: é importante que todos saibam e sintam que estão caminhando para o mesmo objetivo. 

Compartilhar as metas da empresa em reuniões gerais e fazer um acompanhamento em reuniões departamentais ou interdepartamentais, é uma ótima forma de gerar o sentimento de pertencimento em todos. 

Gostou do conteúdo?

Viu só como o seu sucesso comercial pode ser impulsionado com o relacionamento de áreas diferentes?! 

Esperamos ter conseguido te ajudar e ajudar a sua empresa com este conteúdo, mas não deixe de continuar nos acompanhando para ter acesso a muito mais! 

E se você enfrenta problemas relacionados ao setor financeiro e contábil da sua organização, entre em contato conosco! Vamos adorar te ajudar 😉 

#VamosJuntos

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Maria de Lourdes Ferreira
Maria de Lourdes Ferreira
1 year ago

Muito bom