Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial e Big Data, mas você sabe qual o impacto delas e das novas tecnologias para pequenas empresas?
Muitos empreendedores acreditam que as inovações estão distantes da sua realidade, mas elas podem ser o diferencial para otimizar a rotina e conquistar mais espaço no mercado.
Ter uma estratégia para aproveitá-las é fundamental, mas você não precisa se preocupar se ainda não conhece esses termos profundamente. Preparamos um texto para demonstrar como o seu negócio pode ser afetado pela transformação digital e de que maneira é possível tirar vantagem disso. Veja mais!
Qual a importância da tecnologia para pequenas empresas?
As tecnologias para pequenas empresas são uma forma de contratar ajuda especializada sem aumentar o quadro de funcionários. Com as inovações, o empreendedor tem um arsenal mais completo para sobreviver no mercado e expandir a sua atuação.
A automatização dos processos permite a diminuição dos erros e o aumento da produtividade, como? Imagine que, há algumas décadas, todas as vendas em um supermercado eram manuais (o caixa precisava calcular o preço dos produtos). Atualmente, um sistema cadastra os produtos, faz a conta e atualiza o estoque.
Quanto mais tarefas são deixadas para a tecnologia, mais tempo o empreendedor ganha para cuidar da parte estratégica do negócio. A consequência é um trabalho mais bem realizado e com maior qualidade de produtos e serviços oferecidos, o que deixa a saúde financeira da empresa em dia.
Quais os benefícios que o uso da tecnologia gera?
Uma pequena empresa precisa de eficiência! Como o orçamento é curto para pagar todas as contas no fim do mês, as soluções tecnológicas se transformam em aliadas na busca pelo equilíbrio financeiro. A boa notícia é que essas tendências estão se popularizando e ficando cada vez mais baratas.
O principal benefício das tecnologias para pequenas empresas é a terceirização das tarefas, o que deixa o dono livre para cuidar das partes mais importantes.
Quais as principais tendências tecnológicas que podem ajudar a sua empresa?
Depois que você conheceu os benefícios da tecnologia para o seu negócio, chegou a hora de entender melhor como ela pode ser aplicada na sua rotina.
- Pagamentos digitais: um dos mercados mais competitivos é o das maquininhas de cartão, o que é uma ótima notícia para os empreendedores. O grande número de empresas que oferecem soluções de pagamentos diminui o preço dos equipamentos e gera uma concorrência saudável no setor, traduzida em novas tecnologias acessíveis.
O pagamento por aproximação é uma novidade interessante, em que o cliente só precisa colocar o seu cartão próximo à máquina, e a compra é confirmada. Para o lojista, esse sistema diminui as filas e aumenta o poder de atender rapidamente os clientes. Até porque ninguém gosta de esperar, né?
Outro ponto é que as pequenas empresas são mais bem atendidas e conseguem negociar taxas mais vantajosas com os fornecedores.
● Computação em nuvem: esqueça o pen drive e o HD externo. Todos os dados da sua empresa devem ser salvos na nuvem, ou seja, em servidores online que armazenam a informação e permitem que você as acesse de qualquer lugar. Precisou de alguma documentação? É só entrar na internet e baixar o arquivo.
O mais importante é que o cloud computing, como é conhecida essa tendência, é uma forma mais segura do que os métodos “tradicionais”, porque os arquivos não são corrompidos e não somem se o disco queimar. Os principais servidores têm uma alta proteção aos hackers e garantem a segurança dos seus dados.
● Atendimento ao cliente: o segredo para conquistar e fidelizar clientes é manter uma comunicação ativa. Se o seu negócio é pequeno e não tem orçamento para contratação, a solução é investir em ferramentas, como o WhatsApp. Em vez de ligar para saber o valor de um produto, o cliente pode tirar essa dúvida por mensagem.
Se você já tem ou pretende abrir um negócio digital, existem soluções para criar um chatbot, que é um robô que soluciona as dúvidas dos clientes no site. Em contrapartida, para os negócios presenciais, a dica é criar mensagens automáticas para agilizar o contato e deixar o seu consumidor mais satisfeito.
● Inteligência artificial: a ideia da inteligência artificial é fazer com que a máquina pense igual ao ser humano. A vantagem é que você ganha mais funcionários na sua empresa sem precisar contratar (apenas os serviços online para solucionar o seu problema). Atrelando essa tecnologia ao Big Data, é possível entender as necessidades do consumidor.
Os anúncios na internet são um exemplo clássico de Big Data. Quer chamar mais pessoas para a sua oficina? Você cadastra o tipo de público e o orçamento (o sistema cuida do resto). Ele é capaz de identificar todas as pessoas que seguem esses parâmetros e mostrar a peça de publicidade. As possibilidades são ilimitadas.
● Internet das Coisas: você está acostumado a acessar a internet pelo celular, mas o futuro terá todos os aparelhos eletrônicos interconectados. Na sua casa, por exemplo, a geladeira conhecerá a sua rotina de compras e, quando os ovos acabarem, entrará automaticamente em contato com o supermercado para entregar a quantidade necessária.
Como isso impacta os negócios? Em uma padaria, as prateleiras inteligentes geram dados e auxiliam na logística do estoque, com informações como a quantidade de pães precisam ser feitos por hora, se o leite acabou e se é necessário fritar mais salgadinhos. Além disso, as câmeras poderão avisar imediatamente os casos de roubo e furto.
Implementar as tecnologias para pequenas empresas é uma ótima forma de se diferenciar no mercado. Essas soluções surgiram para ajudar na rotina de trabalho e possibilitam que o empreendedor tenha capacidade de colocar as contas em dia e aumentar o número de clientes. Esse é o seu objetivo, certo?
O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre os processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre este tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento ao cliente da InUP!
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