Uma dúvida comum nos tempos atuais de tecnologia é se os Youtubers são obrigados a pagar imposto de renda. Quem começa um canal no YouTube muitas vezes não tem noção de que passa a ter algumas obrigações quando começa a monetizar, como o pagamento do imposto de renda para youtubers. No entanto, assim como pessoas que exercem qualquer outra atividade no Brasil, os youtubers também precisam fazer a contabilidade e pagar seu imposto de renda.
Mas Youtuber paga Imposto de Renda ?
Para responder essa pergunta precisamos entender como Youtuber se tornou um prestador de serviço. E vale lembrar, que um prestador de serviço pode ser pessoa jurídica ou pessoa física. Considerando o Youtuber como um prestador de serviços pessoa física ele é um autônomo e deve recolher o imposto mensalmente através do carnê leão. Claro que, precisamos considerar que existe um valor previsto de isenção para o imposto de renda no Brasil .
Como pessoa física, além do pagamento do imposto de renda é necessário que se faça o recolhimento da contribuição previdenciária que atualmente é 20% sobre os seus ganhos, até o limite teto do INSS.
Respondendo à sua dúvida, o Youtuber paga imposto de renda todos os meses. Se você é Youtuber e não paga imposto de renda, você precisa regularizar a sua situação o quanto antes e nós podemos te ajudar com isso.
Como o YouTube faz seus pagamentos para empreendedores digitais brasileiros?
O YouTube começa a pagar ou monetizar vídeos de youtubers que têm pelo menos um mil inscritos e quatro mil horas assistidas em seu canal no último ano.
A monetização acontece por meio da veiculação de anúncios ou quando assinantes do YouTube Premium visualizam seus vídeos.
Compras de Super Chats, assinaturas dos Clubes e compras de produtos oficiais também geram renda para o Youtuber.
É possível receber o pagamento do YouTube tanto como Pessoa Física quanto como Pessoa Jurídica. Para isso, você tem que cadastrar sua conta no Google Adsense.
Faça o cadastro de câmbio no seu banco para receber os códigos internacionais que devem ser cadastrados na sua conta do AdSense.
O empreendedor define um valor mínimo para receber os pagamentos do YouTube. Quando esse limite é atingido, o YouTube faz uma remessa automática.
Como funciona o câmbio para pagamentos do YouTube?
O banco notifica o youtuber quando ele recebe a remessa de pagamento e ele precisa fazer o câmbio, ou a conversão em reais, para o dinheiro cair na conta.
O câmbio é feito com o valor que o dólar estiver naquele dia. Ou seja, se o dólar estiver alto, o youtuber acaba ganhando mais em reais.
Se o dólar estiver baixo, ele ganha menos. O banco normalmente cobra uma taxa para fazer o serviço de câmbio.
A importância da declaração do imposto de renda para youtubers
Não adianta o youtuber receber esse dinheiro e não fazer a declaração do imposto de renda da forma certa.
Em algum momento, o youtuber pode acabar tendo dor de cabeça se não agir da forma certa com suas obrigações fiscais.
Então, é melhor transformar a Pessoa Física em Pessoa Jurídica e começar a receber como empresa.
O youtuber normalmente tem outros negócios online, como patrocínios, mentorias e a venda de cursos online.
Esses serviços normalmente vão exigir que o youtuber abra uma empresa e atue como Pessoa Jurídica.
Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida relacionada a ele? Siga-nos nas redes sociais e entre em contato conosco através do nosso atendimento ao cliente!