InUp Assessoria Contábil

Uma parte super importante de ser líder é reconhecer os mais eficientes e dedicados do time e fazer de tudo para garantir que eles permaneçam nele. Mas, às vezes, ocorrem alguns imprevistos que acabam dificultando isso e quando você mesmo espera está se despedindo de um membro importante da sua equipe.

Ver colaboradores saindo da empresa, seja por motivo de desligamento ou licença prolongada, pode ser bem difícil. E como faço para dar a notícia ao restante da equipe? Como lidar com a saída de funcionários e garantir que a saída não cause queda na produtividade? E o que fazer para apoiar os funcionários que ficaram e garantir que a saída do outro não tenha um impacto negativo para eles?

Abaixo iremos responder suas dúvidas sobre este assunto:

Comunicar a saída para os demais funcionários

Como líder, você é o primeiro (ou pelo menos um dos primeiros) a saber sobre colaboradores saindo da empresa, seja em definitivo (no caso de o funcionário se desligar da empresa) ou temporário (no caso de um funcionário sair de licença). E cabe a você a responsabilidade de compartilhar essa notícia com o restante.

Qual o segredo para comunicar a saída de um funcionário aos membros remanescentes da equipe? Ser o mais sincero possível e aberto o quanto a situação permitir.

Se o funcionário for sair de licença, esse processo é mais direto. Você pode informar ao time que o funcionário vai tirar uma licença, mas vai retornar à empresa em uma data posterior. E, dependendo da situação, você pode ou não compartilhar o motivo da licença. Por exemplo, se uma funcionária estiver saindo de licença maternidade, em geral, você pode compartilhar esse motivo com o time. Mas se um funcionário vai se afastar para lidar com um diagnóstico médico, você deve manter essas informações em sigilo e deixar que o funcionário decida se deve e quando compartilhar o motivo com os colegas de trabalho.

Agora, lidar com demissões pode ser um pouco mais complicado. Você pode informar à equipe que o funcionário não vai mais trabalhar na empresa, mas, como líder, não cabe a você compartilhar os motivos da demissão.

Quer saber uma única exceção a essa regra? Se o funcionário se desligar por causa de uma questão organizacional (e os outros funcionários estiverem cientes dela). Por exemplo, se o funcionário pedir demissão após uma discussão pública com um colaborador da equipe de liderança, o plano para lidar com demissões vai precisar abordar a questão com todos da equipe e analisar o que você poderá fazer para evitar situações semelhantes futuramente.

A maneira como você compartilha a notícia com os outros também é um aspecto importante de como lidar com a saída de um funcionários. “É… importante ser pessoal o tanto quanto possível”, diz Michele. “As comunicações por escrito nas empresas, em geral, são impessoais e frias e (muitas vezes) geram mais perguntas que respostas. Conversas cara a cara, mesmo que virtuais, são a melhor forma de dar esse tipo de notícia.”

Dedique um tempo para responder perguntas

Depois de dizer ao time que um colega vai sair, uma coisa que você deve esperar com certeza: muitas perguntas, e, como líder, é importante achar tempo e espaço para responder essas perguntas.

É natural que os funcionários fiquem curiosos sobre por que um membro importante do time está de partida e, como líder, é importante dar uma resposta sincera. Assim que os funcionários tiverem uma compreensão mais clara do motivo pelo qual o funcionário está deixando o time, é bem provável que as próximas perguntas se concentrem em como a saída vai afetar as pessoas, a carga de trabalho e os membros remanescentes do time. Em específico, “as perguntas mais comuns vão ser em torno da carga de trabalho, expectativas e quando o líder vai começar as entrevistas para preencher a posição”.

Os funcionários podem se sentir estressados porque a saída do funcionário pode resultar em uma experiência de trabalho mais estressante para eles e para o restante do time, portanto, neste momento, é seu trabalho tranquilizá-los.

Mesmo que você não tenha respostas concretas para todas as perguntas deles sobre o funcionário que está saindo (e como essa saída vai causar impacto), dedicar um tempo para lidar com as preocupações pode proporcionar a garantia de que eles precisam, para continuar seguindo em frente.

Crie um planejamento para o futuro

Você informou a equipe que o colega de trabalho vai deixá-los (seja em caráter definitivo ou temporário). Você dedicou um tempo para responder às perguntas e preocupações iniciais do time.

Agora, é hora de criar um planejamento para o futuro. E sabe qual a melhor maneira de alcançar esse objetivo? Criar o plano juntamente com a equipe.

Agende uma reunião com os funcionários para descobrir no que o funcionário de saída estava trabalhando, como se encaixa no fluxo de trabalho geral e como você pode redistribuir o trabalho daquele funcionário de uma maneira que faça sentido para o projeto e o restante da equipe.

Nas semanas seguintes à saída de um membro importante da equipe, agende reuniões regulares de acompanhamento. Pergunte a eles como estão se saindo, como acham que a equipe está se saindo e se há algo que eles precisam para alcançar objetivos enquanto passam por essa transição. Essas reuniões regulares de acompanhamento vão ajudar você a ficar por dentro de questões relacionadas à motivação, produtividade ou engajamento, e vão permitir que você as resolva antes que se tornem questões maiores que possam atrapalhar ou trazer algum transtorno.

Por exemplo, digamos que, durante uma reunião de acompanhamento, você descubra que vários funcionários remanescentes sentem que o time é menos coeso depois de perder um membro tão importante do grupo. Nesse caso, você pode agendar mais eventos de formação do time. Ou digamos que você descubra que os funcionários remanescentes estão com dificuldades para dar conta das responsabilidades adicionais adquiridas em decorrência da saída do funcionário. Nesse caso, você precisará tornar prioridade a busca de um substituto e informá-los que você vai diminuir a carga de trabalho o mais rápido possível.

A questão é que a saída de um funcionário importante pode causar um impacto negativo muito depois da saída. Como líder, é seu trabalho continuar acompanhando a equipe, resolver questões relacionadas à saída e garantir que eles tenham tudo de que precisam para seguir em frente com sucesso.

Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida relacionada a ele? Nos siga nas redes sociais e entre em contato conosco! 

5 2 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários