Sabemos que nos dias atuais as empresas vêm se modernizando e, cada dia mais, o uso de técnicas de gestão e, mais que isso, a presença de um olhar clínico e atento para o time podem representar o sucesso e coesão ou a dispersão e desorganização de uma equipe.
E é exatamente nesse ponto crítico e vital para uma organização que se encaixa o feedback, que, de forma simplificada, é caracterizado como uma ferramenta de comunicação com finalidade de avaliar, motivar, reafirmar e alinhar as expectativas entre o corpo de pessoas envolvidas na organização.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como usar essa poderosa ferramenta para potencializar os resultados do seu time:
- DÊ VOZ A TODOS OS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DO SEU TIME:
já é de nosso conhecimento que todos da equipe são importantes para a evolução de uma empresa, mas quando falamos de organizações de sucesso, a ideia vai muito além do que apenas saber disso: mais do que reconhecer a importância nas palavras, é importante oficializar isso na AÇÃO. Sendo assim, sempre ao dar um feedback, tome cuidado para gerar uma atmosfera de LIBERDADE para os liderados avaliarem e proporem melhorias para as lideranças.
- USE O FEEDBACK PARA ENCORAJAR SEU TIME:
muitas vezes se valoriza muito a estratégia, os resultados e os números, mas se esquece do “bê-á-bá” das relações humanas: O SER HUMANO É UM SER SOCIAL, que busca reconhecimento, afeto e evolução! Sendo assim, na hora do feedback, use e abuse dos pontos positivos, mas se mostre disponível para auxiliar seu time a evoluir nos pontos de melhoria.
- FIQUE ATENTO À COMUNICAÇÃO NÃO AGRESSIVA:
conduzir um feedback é uma missão de responsabilidade, afinal, uma palavrinha mal dita pode gerar um problema de proporções gigantescas. Tendo isso em mente, muito cuidado com a forma como coloca as palavras! Evite usar termos no imperativo e ao sugerir pontos de melhoria NUNCA seja categórico e excessivamente direto. A técnica do sanduiche – ponto positivo no início, ponto de melhoria no meio e mais um ponto positivo no fim – é uma ótima pedida para feedbacks de melhoria.
- TENHA PERIODICIDADE NOS FEEDBACKS:
estudiosos afirmam que o hábito é estabelecido por meio de sucessivas repetições, então fique atento para estabelecer CONTINUIDADE nesse processo de comunicação. Para definir uma periodicidade de quando ocorrerão os feedbacks, faça perguntas do tipo:
→ De quanto em quanto tempo os liderados e as lideranças precisam alinhar expectativas? (fazer uma pesquisa com todo o time pode ser uma forma efetiva de definir essa periodicidade);
→ Quão dinâmicas e rápidas são as mudanças nas atividades que meu time executa? (equipes com um fluxo muito intenso de mudanças precisam de um acompanhamento mais efetivo);
→ Por quanto tempo preciso acompanhar o ponto de melhoria sugerido e de quanto tempo o colega do time precisa para trabalhar essa melhoria?
→ Como está o clima da minha equipe? (A rotatividade está alta? O nível de organizações informais nocivas na equipe está elevado? Qual o nível de felicidade e satisfação do time?)
- Por fim, GERE CONTINUIDADE APÓS OS FEEDBACKS: algo muito comum e que requer atenção ao se realizar o feedback, é apenas haver o momento de comunicação e avaliação no dia estabelecido, porém não haver continuidade no processo. Dessa forma, ao sugerir melhorias, é importante que se desenvolva ferramentas e métodos que permitam acompanhar, cotidianamente, se seu colaborador está evoluindo ou estagnado no processo de melhoria e evolução. E, mais que isso, torne recorrente e diária a cultura de validar boas iniciativas perante o time, pois dessa forma o feedback deixará de ser apenas um MOMENTO e estará INTERIORIZADO NA CULTURA DO SEU TIME!

O conteúdo acima é uma forma de te ajudar a entender melhor sobre processos do seu negócio. Caso você tenha alguma dúvida, sobre este tema ou qualquer outro, clique aqui para conversar com um especialista em atendimento do cliente da InUP!
#VamosJuntos
