Com o final do ano que já se aproxima, vários são os cuidados que a empresa deve ter, principalmente na parte financeira, sendo fundamental guardar toda a documentação fiscal referente às entradas e saídas de valores.
O Livro diário é um documento que registra de forma integral e classifica todas as entradas e saídas de uma empresa em um determinado período de tempo, apresentando em ordem cronológica a classificação, descrição, histórico e valor movimentado em cada dia, compreendendo sempre o período de 01/01 a 31/12 de cada ano.
Aqui na InUP nós cobramos mensalmente das empresas sobre as movimentações mensais, isso ajuda muito, pois diminui o volume de documentos cobrados e dilui os problemas ao longo do ano (melhor resolver pendências sobre um mês do que sobre doze meses, certo?).
Recomendamos que você faça o envio mensalmente ao seu contador, e ainda combine para que avalie mensalmente a documentação enviada. Desta forma, certamente sua empresa terá seus documentos em dia, tendo mais segurança e números para tomada de decisão!
Pensando em como ajudar, a InUP separou 3 dicas super importantes para ajudar na confecção do seu livro diário (lembrando que este documento é feito obrigatoriamente pela contabilidade!)
1. Foco no fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um documento muito importante, pois resume de forma detalhada todas as movimentações da empresa em um determinado período de tempo. Fundamental para a confecção do livro diário que a empresa tenha um fluxo de caixa sempre completo, descrevendo toda e qualquer entrada ou saída de valores.
2. Guarde comprovantes de entrada e saída
Além do fluxo, cada movimentação, seja de entrada e saída, deve ter comprovante. Lembre sempre de salvar os comprovantes dos valores recebidos pela empresa, como os contratos dos projetos que a empresa vende a um cliente, além da nota fiscal emitida para o cliente. Também super válido é guardar nota fiscal de toda saída! Exceto raríssimas exceções, como o cartório, que entrega recebido, a empresa deve sempre exigir nota fiscal, seja ao comprar um produto, ou contratar um serviço.
3. Lembre dos extratos bancários
A contabilidade sempre precisará dos extratos bancários da empresa, mesmo que a empresa esteja sem acesso ao banco ou a conta esteja sem movimentação. Fundamental salvar mensalmente esses extratos, para evitar maiores riscos! Dizemos extratos no plural pois para o livro diário é necessário extrato de qualquer plataforma vinculada ao CNPJ da empresa que envolva valores, podendo ser banco (digital ou tradicional), plataformas de boleto (como Asaas) ou de pagamento (como Pagseguro).
Seguindo essas dicas, e enviando regularmente essas informações a sua contabilidade, certamente a sua empresa sairá na frente na obtenção do livro diário. A maioria dos conteúdos que abordamos estão explicados no Blog da InUP!