InUp Assessoria Contábil

O ponto de equilíbrio é um dos indicadores mais importantes usados pelas empresas, pois ele demonstra o volume mínimo de receitas (vendas) que o negócio precisa, para não gerar prejuízo, ou seja, mostra o quanto é necessário vender (em quantidade ou em valor) para que o faturamento seja igual aos custos e despesas. Esse índice nos traz uma projeção da quantidade mínima de vendas para que a empresa comece a ter lucro (superávit de caixa).

Apesar de ser um indicador simples, é uma informação essencial para analisar a viabilidade do empreendimento e da adequação deste em relação ao mercado. Existem três tipos de ponto de equilíbrio: ponto de equilíbrio contábil, ponto de equilíbrio financeiro e ponto de equilíbrio econômico.

O ponto de equilíbrio contábil é o mais utilizado nas empresas, pois seu cálculo gira em torno da quantidade e de quanto em dinheiro o negócio deve vender (faturar) para começar atingir o lucro, seu cálculo é:

 PEC = (Custos e despesas fixas)/Margem de contribuição.

Já o ponto de equilíbrio financeiro é bem semelhante ao contábil, já que a única diferença no cálculo entre os dois indicadores, é que este tira da base de cálculo dos custos e despesas fixas outras despesas  que a empresa não necessariamente desembolsa. como por exemplo, a depreciação do ativo imobilizado. Esse ponto de equilíbrio, pode ser identificado com informações que estruturam a DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício):

PEF = (Custos e despesas fixas-despesas não desembolsáveis)/Margem de contribuição.

Por fim, o ponto de equilíbrio econômico é o indicador que considera o custo de oportunidade, que nada mais é, que uma escolha, em que pode-se optar por uma alternativa ou abrir mão de outra, que poderia ser mais lucrativa. Assim sendo, a empresa precisa ter resultado igual ou superior ao que foi estabelecido pelo investidor ou empresário que aplicou o capital na empresa. Sua fórmula é:

PEE = (Custos e despesas fixas+lucro desejado)/Margem de contribuição.

A princípio o cálculos dos pontos de equilíbrio são simples, mas você sabe e entende o que são esses termos utilizados nas fórmulas?

Iniciando pela margem de contribuição, que é a diferença entre o valor das vendas e os custos e despesas variáveis unitários ou de forma total, pode ser a diferença entre a receita total de vendas e o valor total dos custos e despesas variáveis.

Já os custos variáveis são aqueles ligados diretamente a produção ou prestação do serviço, são os custos que surgem de acordo com as vendas. Enquanto os custos fixos, possuem a mesmas ligação direta, mas não variam de acordo com a quantidade

A despesas variáveis estão relacionados as vendas, um exemplo, são as comissões. Enquanto as despesas fixas são aquelas que não apresentam ligação com o produto, é energia elétrica do espaço, internet, aluguéis entre outras despesas.

O ponto de equilíbrio além de ser um indicador essencial nas empresas para entender quando as receitas, despesas e os custos se equilibram, também podem ser usados na gestão estratégica, como na estipulação de metas. Sempre mantenha atualizada as informações junto ao seu contador, para que eles possam fornecer informações verídicas para ajudar no cálculo dos Pontos de Equilíbrio, a fim de desenvolver continuamente o seu empreendimento.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários