InUp Assessoria Contábil

No universo do empreendedorismo, muito tem se falado sobre as startups. O conceito dessa segmentação empresarial é antigo, no entanto parece que o significado ainda não está tão claro.

Alguns definem a startup como uma empresa em seu estágio inicial de desenvolvimento. Outros conceituam como uma empresa que possui custos de manutenção baixos e com alto potencial de lucratividade.

Há quem defenda que a startup é uma empresa especializada em tecnologia, geralmente formada por pessoas jovens e focava na inovação frequente.

Mas, afinal de contas: quais dessas definições abrangem o universo de possibilidades das startups?

Todas e nenhuma dessas definições acima. Nesse texto vamos explicar o porquê.

Aqui você vai entender:

  • As origens da disseminação do termo startup;
  • A conceituação mais utilizada de startup;
  • A explicação específica de cada uma das características.

Vamos entender o que é startup?

De onde vem o termo startup?

Adivinhe só! Dos Estados Unidos! Durante a década de 1990, o país teve um boom de empresas de tecnologia surgidas no Vale do Silício, no estado da Califórnia.

Empresas como a Google, Intel, Microsoft e a Apple surgiram nesse local e mantém suas sedes lá até hoje. Empresas mais recentes, por exemplo a Netflix e o Facebook, também possuem sede ou presença significativa no Vale do Silício.

O termo foi exportado para outros países durante a explosão da chamada bolha ponto com”. Com a popularização de empresas online muitos investidores começaram a especular em investimentos em empresas de tecnologia virtual. Isso aconteceu devido, sobretudo, a dois motivos. O primeiro foi a facilidades como a redução dos preços dos computadores. O segundo foi a praticidade da internet com a criação da World Wide Web (WWW).

Como muitas dessas empresas possuíam o domínio .com (ponto com), a bolha recebeu esse apelido. Com o aumento crescente do investimento, as ações de empresas como a Amazon e Yahoo começaram a subir o preço exponencialmente.

No entanto, muitas das empresas não possuíam um modelo de negócios estável. Consequentemente, a falta de conhecimento dos investidores foi fazendo com que a “bolha” só aumentasse.

No dia 10 de março de 2000, a bolha “estourou”. Como consequência, no dia seguinte as ações das empresas de tecnologia caíram 4% e muitas delas começaram a vender as ações para pagar suas contas.

A queda dos preços das ações foi proporcional ao aumento. No final do ano seguinte (2001), muitas das empresas tiveram de fechar as suas portas, após gastar todo o dinheiro para tentar reverter a situação.

Nessa época, o termo startup começou a ser amplamente utilizado. A definição geral era de uma empresa formada por um grupo de pessoas trabalhando em cima de uma ideia diferente e inovadora com potencial de gerar grandes lucros.

O significado específico da palavra, contudo, é outro: startup é sinônimo do processo inicial de um empreendimento.

Afinal, o que significa startup?

A definição mais bem aceita pelos investidores e especialistas nesse tipo de empreendimento coloca a startup como um modelo de negócio temporário, repetível e escalável fundado em condições de incerteza.

Vamos explicitar cada uma dessas características:

Modelo de negócios temporário

O que é um modelo de negócios? De maneira resumida, é um maneira de explicitar como a empresa converte o produto oferecido em valor para o cliente.

A principal pergunta que norteia um modelo de negócio é: o que você oferece de único e qual o valor que isso tem para seu cliente?

Esse modelo é diferente do tradicional plano de negócios. Enquanto o primeiro foca no valor oferecido ao seu cliente e como ganhar dinheiro através disso, o segundo estabelece estratégias para atingir determinadas metas.

Diferentes empresas possuem diferentes modelos de negócio. O modelo de negócio da Nubank, por exemplo, é oferecer um cartão acessível, sem anuidade e tarifas com a obtenção de receitas através do financiamento das faturas e percentual das transações feitas pelos clientes.

E por que temporário? A startup é uma fase, que dura enquanto o modelo de negócios ainda não adquiriu estabilidade.

Durante a fase de experimentação que caracteriza uma startup, existem diversas variáveis para se testar antes de descobrir se o negócio demonstra sustentabilidade, como por exemplo:

  • Monetização
  • Estrutura societária
  • Foco do mercado
  • Modo de operação

Repetível

A repetibilidade da startup se caracteriza pela necessidade de não-personalização dos seus produtos. Garantindo, assim, que o produto ou serviço possa ser numa escala potencial sem limites.

O produto ou serviço não precisa de customizações ou adaptações para cada cliente e o processo de venda é facilitado. Se você não precisa adaptar o produto ao cliente, fica muito mais fácil de vender, não é mesmo?

A empresa de transportes Uber, por exemplo, é um modelo de negócios baseado no oferecimento de um serviço de transporte mais barato que os serviços tradicionais de transporte, como os táxis.

No entanto, a empresa em si não possui carros. Tudo é feito pelo aplicativo: não só cadastro dos usuários, como também dos motoristas. O transporte é escolhido com base em quem está mais perto ou nos planos do aplicativo. Ou seja: nada de modelo de carro, placa ou qualquer coisa do tipo.

Essas características permitiram que a Uber se tornasse a startup mais valiosa dos Estados Unidos em 2017.

Escalável

Um modelo de negócios escalável tem a característica de gerar receita de maneira desproporcional aos investimentos em infraestrutura, recursos humanos e financeiros.

Vamos pegar, por exemplo, o Facebook (que antes de adquirir a estabilidade que possui hoje, era uma startup com grande potencial de crescimento).

A rede social não necessita de personalização: todas as alterações são realizadas pelo próprio usuário. Se aumenta o número de usuários, quais gastos serão necessários? Talvez o investimento em um servidor mais robusto, por exemplo. No entanto, com mais usuários o valor dos anúncios (através dos quais o Facebook adquire sua receita) pode vir a aumentar.

Em resumo: a receita vai sempre aumentar MAIS do que os gastos necessários para manter o negócio estável.

Como a maioria das startups são empresas do setor de tecnologia, é possível diminuir os gastos e potencializar a receita.

Condições de incerteza

Claro que toda abertura de empresa vai gerar insegurança em determinada medida. No entanto, a startup é fundada num cenário de incerteza ainda maior.

Como as startups são baseadas em ideias inovadoras e disruptivas, é difícil afirmar se a execução do projeto tem a possibilidade de dar certo, garantindo sustentabilidade a longo prazo.

Para conseguir executar a ideia com mais precaução, entretanto, é necessário um investimento e um planejamento bem detalhado das ações.

Um consultor contábil pode ajudar tanto no processo de abertura da empresa, quanto na preparação para o investimento e planejamento tributário.

Além disso, um serviço de contabilidade bem preparado pode ajudar a definir e investir bem um capital de risco. Esse é essencial para todos os tipos de startup.

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