Hoje, o empreendedorismo é encarado de muitas formas, e uma delas é como uma tendência.
Um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com o apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), revela que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil teve um crescimento de 75% em 2020, passando dos 30% registrado em 2019.
Entretanto, mais do que números e tendências, o empreendedorismo é um processo de inovação e ação. Nesse processo a figura do empreendedor é central.
Muitas das características que compõem o perfil do empreendedor podem ser mapeadas e aprendidas.
Este artigo é tanto para você que já possui um negócio, assim para você que planeja abrir o seu.
Conheça as características essenciais para todo empreendedor:
Iniciativa e proatividade
Um bom empreendedor se antecipa aos fatos e busca constantemente novas oportunidades para o seu negócio.
E uma forma de se antecipar é se atentar às tendências, para oferecer um diferencial aos clientes, por exemplo, ou para acompanhar de perto o cenário econômico, para se preparar às situações adversas influenciadas por ele.
A pró-atividade te permite também identificar novas possibilidades de expansão, e, somada a disposição de uma iniciativa, te impulsiona para sair do conformismo.
Persistência e rede de contatos
Com persistência você sustenta o seu sonho, e com uma rede de contatos, você consegue as pessoas certas para te ajudar a conquistá-lo.
Quando falamos de atentar-se às possibilidades, queremos te dizer para não desistir, pois nunca se sabe de onde um bom negócio pode acontecer!
Você já conhece a frase “Desistir não é uma opção”, e saiba que reavaliar metas e mudar os planos de ação, faz parte da jornada de aprendizado. E com a ajuda das pessoas certas — clientes, amigos e parceiros —, a jornada fica muito mais proveitosa.
Projeção de riscos
A capacidade de planejamento é essencial para você que empreende, e ter indicadores para acompanhar um crescimento saudável é a melhor forma de estruturar o seu negócio.
Infelizmente, nada sai 100% como planejado e por vezes correr riscos é uma rota que não tem como contornar. Entretanto, anime-se: não tenha medo de correr riscos, empreender é risco alto por si só.
Antecipe-se: se for para correr um risco, se informe para reduzir a chance de erros e avalie as melhores alternativas e não tenha medo ao apostar nelas.
Inovação
Uma das definições de empreendedorismo, segundo o dicionário Oxford Languages:
“iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos.”
Inovar é a essência de empreender. Implementar novidades, renovar e criar são ações que contribuem para a melhoria contínua do seu negócio. A inovação complementa a visão empreendedora, fazendo com que o empreendedor se antecipe em relação aos demais e seja ágil na transformação do seu negócio.
Escuta ativa para feedbacks
Já mencionamos a importância de ter uma rede de contatos, mas se a sua escuta não for aberta e ativa para feedbacks, de nada adianta!
A partir dos feedbacks recebidos é possível otimizar processos, diminuir as chances de erros e alavancar o crescimento do seu negócio.
Para o empreendedor, cabe, assim como aplicar o que foi ouvido, ter um olhar clínico e saber como passar um feedback de forma assertiva e com boas soluções.
Liberdade e autoconfiança
Em todas as fases do negócio, o empreendedor lidará com responsabilidades, tendo que estar independente para impulsionar o crescimento da empresa e confiante em si para assumir os riscos necessários.
Ter independência em suas ideias e autoconfiança para começá-las, permitirá que a sua criatividade flua e contribua para novos projetos e processos de melhoria.
A melhor forma de conseguir essas duas características é possuindo um conhecimento profundo do seu negócio para, assim, extrair todas as informações necessárias e demonstrar que você sabe para onde está indo diante algum risco ou na tomada de uma decisão estratégica.
Concluindo
Você pode estar terminando este artigo acreditando que não possui algumas das características listadas acima, mas não se preocupe, pois elas são uma parcela do que um empreendedor pode ser.
De qualquer forma, nada te impede a trabalhar estas características em si: com capacitação e disposição, você consegue essas competências, o que será valioso para o crescimento do seu negócio.
Há uma relação forte entre o comportamento do empreendedor, o crescimento do seu negócio e a lucratividade da sua empresa.
Quer conferir mais do universo empreendedor e saber o que pode ajudar a rotina contábil da sua empresa? Acompanhe-nos em nossas redes sociais! Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube para te ajudar!
#VamosJuntos