A cada dia que passa é impossível não perceber a ascensão da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano humano.
No início de 2023, quem chamou a atenção foi o Chat GPT, IA aberta que interage com o usuário e oferece soluções em texto para diferentes questionamentos e pedidos.
Desde então, é inegável que a Inteligência Artificial está alcançando cada vez mais pessoas e empresas, além é claro da modernização e automação de tarefas do dia a dia.
E se você está preocupado(a) com o futuro das profissões diante a ascensão da Inteligência Artificial, separamos neste artigo dicas para você usar as IAs em função do seu trabalho.
Boa leitura!
O que é Inteligência Artificial?
“A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra na criação de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.
O objetivo da IA é desenvolver sistemas que possam simular a capacidade de raciocínio, aprendizado, resolução de problemas, compreensão de linguagem natural e tomada de decisões semelhantes às realizadas por seres humanos.” (Fonte: Chat GPT).
As IAs podem auxiliar em diversos contextos do dia a dia empresarial, como:
- Geração de imagens e textos — como foi o caso da citação acima;
- Criação de apresentações;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Otimização da Experiência do Usuário;
- Automatização de rotinas.
E o principal fator que a Inteligência Artificial pode ajudar é com a otimização de tempo, afinal elas produzem itens e conteúdos com maior rapidez do que os profissionais da área, o que nos leva ao próximo tópico.
Vantagens do uso da Inteligência Artificial na operação empresarial
A redução de tempo e custos relacionados ao desempenho de tarefas que podem ser automatizadas pela IA, é, sem dúvida, uma das principais vantagens.
No geral, notamos um aumento na produtividade, porém outras são as vantagens:
Previsão de falhas e erros
As soluções de IA conseguem monitorar de maneira contínua o desempenho do sistema, por meio da aplicação de algoritmos, identificando padrões que possam sinalizar possíveis falhas.
Esse processo viabiliza a atuação proativa das equipes na resolução de problemas antes mesmo que eles ocorram, resultando em uma redução significativa no tempo de inatividade e nos gastos relacionados aos reparos do sistema.
Melhor eficiência operacional
Com a capacidade de processar excesso de dados em tempo real, a IA pode analisar informações de vários sistemas e identificar áreas que precisam de melhorias.
As soluções baseadas em IA tornam o gerenciamento mais ágil, eficiente e adaptável às mudanças e exigências do mercado. Isso ajuda a empresa a ser competitiva, atender às necessidades dos clientes e seguir as leis.
Monitoramento e análise de dados
Graças à sua capacidade de processamento, a Inteligência Artificial (IA) consegue fornecer insights valiosos sobre as operações empresariais e identificar tendências significativas. Essa habilidade capacita as organizações a tomar decisões mais embasadas e precisas.
Com o auxílio de soluções fundamentadas em IA, torna-se viável automatizar e personalizar a análise de dados em tempo real, assegurando que as informações sejam direcionadas aos profissionais e equipes necessitados no momento oportuno.
Inovação e pesquisa
Com inteligência artificial as empresas conseguem identificar oportunidades de inovação.
Ao realizar pesquisas de mercado com IA, é possível observar quais são as tendências do momento para aplicar internamente. Além disso, a IA pode simular diferentes cenários. Assim, você entende se as ações planejadas vão gerar resultados positivos no futuro, evitando os riscos de investimentos com estratégias ineficientes.
Confira 5 formas de usar Inteligência artificial na sua empresa!
- Assistente pessoal
O modelo de IA generativa (IAG) é um dos que está moldando o novo futuro do trabalho. No ritmo intenso dos processos na era digital, o apoio para as pessoas darem conta de demandas como ler e priorizar e-mails, escrever documentos simples ou complexos e participar de reuniões, é necessário.
Muitas tarefas operacionais já podem ser realizadas pelas máquinas: criar e revisar textos para propostas e apresentações, gerar imagens, identificar tópicos de reuniões e muito mais.
Portanto, “sobra” para as pessoas a responsabilidade de executar tarefas que dependem do raciocínio e da sensibilidade humana.
- IoT (Internet das Coisas)
IoT é a tecnologia que permite conectar dispositivos a diversos tipos de softwares e aplicações via internet. Quando utilizada em conjunto com inteligência artificial, é possível obter insights estratégicos sobre os dados que trafegam entre aparelhos e sistemas.
Esses insights podem ser obtidos em tempo real. O maior benefício deste modelo é tomar decisões rápidas sobre cenários que não podem esperar. Além disso, ao aprender com os dados consumidos, a inteligência artificial conseguirá mapear diferentes soluções para um problema e oferecer respostas cada vez mais eficientes.
- Atendimento ao cliente e aos funcionários
Os chatbots são aplicativos que ajudam a acelerar o atendimento de solicitações. Eles são construídos com inteligência artificial, e com isso, conseguem compreender comandos aos quais foram programados para interagir com as pessoas.
Sendo assim, os chatbots ajudam a eliminar as filas de atendimento em todas as áreas da empresa. Isso porque eles podem desenvolver desde conversas simples, como responder às perguntas frequentes dos clientes e funcionários, até mais complexas, como dar respostas personalizadas. Tudo depende dos objetivos da organização e da ferramenta usada para criá-los.
- Análises de Big Data
Para realizar cálculos e previsões complexas é preciso muita precisão. Isso demandaria muito tempo se dependesse somente das habilidades e do olhar humano. Além disso, qualquer falha nos processos com Big Data compromete a credibilidade das análises.
Assim, a inteligência artificial deve estar presente em todas as etapas do Data & Analytics.
- Mecanismos de segurança
A inteligência artificial garante mecanismos de segurança mais eficientes. A partir das redes neurais artificiais ela consegue detectar fraudes, padrões incomuns em qualquer tipo de transação, e assim, tomar decisões seguras para proteger as informações da empresa.
Mas, a IA não funciona apenas como método reativo contra ameaças. Ela pode atuar na prevenção de ataques cibernéticos emitindo alertas sobre quais áreas têm potencial para serem atingidas, ao identificar vulnerabilidades nos mecanismos de proteção.
Tudo isso ainda pode se aperfeiçoar ao aplicar os algoritmos de machine ou deep learning, que conseguem cruzar e assimilar informações ainda mais complexas.
Esperamos ter conseguido te ajudar! E, se você se interessou pelo assunto e quer mais conteúdos relacionados a inovação e empreendedorismo, não deixe de conferir nossas redes sociais!