InUp Assessoria Contábil

Empreender é uma jornada repleta de desafios, emoções e, é claro, muitas dúvidas. Se você é um empreendedor iniciante ou experiente, já deve ter se deparado com um mar de perguntas que permeiam o universo empresarial.

Neste blog, vamos auxiliar nas 11 dúvidas mais comuns que todo empreendedor enfrenta em sua jornada. Afinal, ter dúvidas é comum, e saber que você não está sozinho em suas incertezas e encontrar maneiras de resolvê-las é essencial para o sucesso empresarial.

Então, junte-se a nós nesta jornada de descoberta e aprendizado. Boa leitura!

1. Como começar um negócio?

Essa é uma pergunta que exige uma resposta longa, mas após você ter bem definido a ideia do seu negócio e como ele se sairia diante aos concorrentes e possíveis parceiros, o que lhe resta fazer é partir para a papelada.

Como esse é um assunto mais extenso, elaboramos um ebook com passo a passo do que você precisa para abrir uma empresa. Confira.

2. Como realizar a gestão da minha empresa?

Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram empecilhos para os novos empreendedores.

Atualmente, devido à turbulência que estamos vivenciando, esse trabalho ficou ainda mais complicado. Além dessas dificuldades, ainda temos que nos adaptar a uma economia fragilizada. Mas você pode começar por alguns passos:

  1. Mapeie seu negócio;
  2. Avalie seus clientes, localidade e o mercado;
  3. Monte uma boa equipe;
  4. Busque sempre a inovação.

3. Como fazer uma gestão de metas eficiente?

Por facilitarem seu planejamento, as metas financeiras servem, principalmente, para auxiliar a gestão de seu negócio.  Além do autoconhecimento, as metas financeiras empresariais te ajudam a garantir um equilíbrio entre as saídas e entradas de capital para que a estabilidade do negócio seja mantida. 

Uma boa forma é traçar metas para a sustentabilidade do financeiro da sua empresa, para medir os resultados a sua empresa, baseando-se no seu desempenho. Você pode saber mais sobre o assunto, nesse artigo.

4. Como ser um bom líder?

Ser uma boa liderança inclui sobretudo colocar os seus colaboradores a frente de si.

o real significado de líder pode ser bastante genérico, para o bem ou para o mal. Ter o poder de decidir, de se fazer obedecer e de influenciar outras pessoas é, de fato, algo que marca uma posição de liderança.

Mas é a forma como isso é feito que mostra um líder de verdade. “Líder é aquele que, quando cresce, os outros crescem também”, diz frase atribuída ao filósofo Mario Sergio Cortella, doutor em Educação.

5. Como fazer a gestão do fluxo de caixa?

Para um fluxo de caixa efetivo, é preciso que se tenha uma rotina de registro para manter a base de dados fidedigna a realidade, podendo ser realizado em planilhas de Excel, softwares de gestão financeira ou também num caderno, se assim preferir, o importante é ter sempre os registros atualizados.

Além disso, é necessário manter essas mesmas informações atualizadas com o seu contador, para que ele possa te ajudar a traduzir esses números, dando insights e dicas de como aumentar receitas, diminuir custos e etc.

6. Como otimizar as minhas vendas?

Compreender os pontos fortes da sua empresa e do que é vendido pode ser um dos primeiros passos para construir estratégias de vendas. Uma estratégia de vendas bem elaborada perpassa por algumas etapas como a previsibilidade de vendas e por um negócio escalável. 

Uma boa estratégia é conhecer o seu negócio, quais pessoas estão dentro do seu público-alvo e alinhar a sua estratégia com as demais partes do seu negócio.

Leia mais sobre o assunto aqui.

7. O que é o pró-labore?

pró-labore é a remuneração retirada pelo empresário ou pelos sócios de uma empresa por seu trabalho realizado, ao sócio que não trabalha diretamente para a empresa, chamado sócio-cotista, fica como opcional a retirada do mesmo.

Embora a remuneração dos sócios-administradores seja obrigatória, o pró-labore não é um salário comum, por exemplo:  diferentemente dos colaboradores contratados, os direitos trabalhistas são opcionais para os sócios e seu benefício seria a contribuição com o INSS. Tecnicamente, o pró-labore é mais uma despesa administrativa, uma verba concedida fora das circunstâncias habituais. 

8. Como medir a satisfação dos meus clientes?

Várias são as fórmulas e metodologias que você pode usar na sua empresa para conhecer mais o seu cliente. Dentre elas, as mais conhecidas são:

  • Net Promoter Score (NPS);
  • Customer Effort Score (CES);
  • Customer Satisfaction Score (CSAT);
  • Questionários;
  • Avaliações online.

9. O que é o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma ferramenta fundamental para tomada de decisão e gerenciamento organizacional, possibilitando a classificação de gastos, a efetivação de análises e a programação de investimentos e aquisições a curto, médio e longo prazo.

Ele deve refletir a estratégia de uma organização, em vários casos com um bom planejamento financeiro, conseguimos fazer o processo inverso e intuir sobre os direcionamentos organizacionais do planejamento estratégico de uma organização.

10. Por que emitir uma nota fiscal?

A nota fiscal é um documento essencial para qualquer empresa! Importantíssima para manter a regularidade contábil, isto é, os documentos financeiros da empresa em dia.

Como forma de te ajudar neste controle, fique a atento as seguintes dicas:

  1. Sempre emita nota fiscal de todos os valores recebidos pelo seu empreendimento, seja pela prestação de serviços, ou pela comercialização de produtos;
  2. Todos os gastos, saídas de valores, que a sua empresa tenha, precisam também de notas fiscais;
  3. Exija NFSe (nota fiscal de serviço eletrônica) às prestadoras de serviço da sua empresa;
  4. Em todos os tipos de NFs, devem estar presentes os dados da empresa, já NF com dados de pessoa física, como representante legal, não são comprovantes válidos;
  5. Somente raríssimas prestadoras de serviço não emitem nota fiscal, como o caso de gastos com cartório (como o registro de ata de eleição), gastos com correios (servindo o recibo) e pagamento de tributos (o comprovante será somente a guia do tributo).

11. Como dar e receber feedbacks?

Sabemos que nos dias atuais as empresas vêm se modernizando e, cada dia mais, o uso de técnicas de gestão e, mais que isso, a presença de um olhar clínico e atento para o time podem representar o sucesso e coesão ou a dispersão e desorganização de uma equipe. 

E é exatamente nesse ponto crítico e vital para uma organização que se encaixa o feedback, que, de forma simplificada, é caracterizado como uma ferramenta de comunicação com finalidade de avaliar, motivar, reafirmar e alinhar as expectativas entre o corpo de pessoas envolvidas na organização. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como usar essa poderosa ferramenta para potencializar os resultados do seu time:

  • Dê voz a todos os níveis hierárquicos do seu time;
  • Use o feedback para encorajar seu time;
  • Atente-se à comunicação não-violenta;
  • Tenha periodicidade nos feedbacks;
  • Gere continuidade após os feedbacks.

Tem outras ou mais dúvidas?

Entre em contato conosco! Estamos à disposição para te ajudar a instruir, potencializar e destravar os resultados da sua empresa, clique aqui.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários